Topo

Laranja e roxo: Fabi Gomes ensina a combinar as cores sem pesar na make

Ana Bardella

Colaboração para Universa, em São Paulo

21/08/2022 04h00

Marrom, roxo brilhante e laranja: consegue imaginar essa combinação em uma maquiagem? Talvez você pense logo em um olho carregado, mas usando a técnica certa é possível deixar o trio de sombras coloridas com um acabamento leve e bastante harmônico.

No quarto episódio de "E Aí, Beleza?", Fabi Gomes, maquiadora e colunista de Universa, ensina fazer uma maquiagem colorida, inspirada na atriz Miá Mello. No quadro "Make Sem Drama", ela dá os truques para um esfumado perfeito, que ajuda a integrar as cores e deixar os tons uniformes. Veja a seguir:

O primeiro passo é fazer a preparação de pele como de costume. Em seguida, passar um lápis marrom cremoso em toda a pálpebra superior e rente à raiz dos cílios inferiores. E pode ficar sossegada com o formato: nesta etapa, o que vale é preencher a região.

Em seguida, separe um pincel tradicional, fofinho, para esfumar. Comece por baixo, fazendo movimentos de vai e vem. Procure fazer de cima para baixo e de fora para dentro: isso ajuda a ter controle sobre o marrom e não permitir que ele ocupe uma região muito grande do olho.

Fabi Gomes aplica sombra marrom na linha rente aos cílios inferiores  - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Fabi Gomes aplica sombra marrom na linha rente aos cílios inferiores
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Quando sentir que é o suficiente, pegue uma sombra marrom (que tenha a cor próxima à do lápis) e deposite por cima, dando leves batidinhas. Usando um pincel limpo, faça movimentos de vai e vem ao redor do côncavo. Com a mesma sombra, reforce o marrom rente à raiz dos cílios inferiores.

Esse momento é importante: pare alguns segundos na frente do espelho e observe se, quando você está de frente, com os olhos abertos, o marrom aparece. O ideal é que a resposta seja sim. Se ainda não estiver vendo, suba um pouco a coloração aplicando mais sombra, até ela ficar visível.

A próxima etapa pode ser feita com uma sombra laranja, como no vídeo, ou com uma coloração rosada — o importante é ser uma cor quente. Usando um pincel fofinho, aplique na fronteira com o marrom, fazendo movimentos de vai e vem. A intenção é de que as cores se envolvam, por isso foque no côncavo. Depois, passe um pincel sem maquiagem por cima, fazendo os mesmos movimentos, para garantir que a transição de cores fique suave.

Fabi Gomes aplica sombra laranja na região do côncavo com um pincel - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Fabi Gomes aplica sombra laranja na região do côncavo com um pincel
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Volte a usar o primeiro pincel para aplicar a sombra laranja também na região rente aos cílios inferiores.

A última etapa das cores é com pigmento roxo ou lilás. Antes de aplicar, molhe com um pouco de água ou com água termal, para intensificar a cor. Aplique dando leves batidinhas sobre a pálpebra. Com o pincel limpo, volte a fazer movimentos de vai e vem sobre o côncavo. Isso ajuda a transição de cores a ficar mais suave.

Fabi Gomes mostra sombra lilás  - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Fabi Gomes mostra sombra lilás
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Para finalizar, curve os cílios e aplique máscara por cima. Caso queira uma produção mais elaborada, também é possível usar um pincel do tipo lápis para aplicar o mesmo pigmento lilás no canto interno dos olhos, adicionando um ponto de luz na maquiagem. Outra possibilidade é passar um lápis preto na linha d'água e um iluminador próximo à sobrancelha.

Fabi Gomes usa um curvex para modelar os cílios - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Fabi Gomes usa um curvex para modelar os cílios
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Se a ideia é participar de uma festa ou de um evento, cílios postiços (inteiriços ou cantoneira), também caem bem. E aí, curtiu? Não esqueça de fazer em casa e marcar a @fabi.gomes.