Topo

Questionado se já ficou com homens, Olivier Anquier responde: 'Ainda não'

Ana Bardella

Colaboração para Universa, em São Paulo

09/09/2022 04h00

Assim que chegou ao Rio de Janeiro, quando tinha apenas 20 anos, Olivier Anquier se identificou com o jeito brasileiro de ser. O sentimento foi tão forte que o francês decidiu ficar e exercer a profissão de chef de cozinha aqui.

O passar dos anos mostrou que o afeto é recíproco: além de ganhar reconhecimento na área, desde que entrou para a televisão, em 2005, ele também se tornou uma figura querida pelo público.

Neste episódio do "E Aí, Beleza?", apresentado pela maquiadora e colunista de Universa Fabi Gomes, Olivier relembra os motivos que o levaram a ficar no país e fala, aos 62 anos, sobre vaidade, bem-estar —e uma inquietação interna, que o leva a querer experimentar de tudo um pouco.

"Você nunca vai me ver em uma academia", garante o chef, que prefere fazer rali de moto ou natação. Suas manhãs são dedicadas à prática de trompete, instrumento que começou a aprender há um ano.

E mesmo quando o assunto é orientação sexual, Olivier segue no campo das novidades. Questionado se já ficou com outros homens, ele responde que "ainda não", mas que isso não quer dizer que nunca ficaria. "O que eu gosto é a pessoa, a alma", garante. E aproveita para exaltar a esposa Adriana Alves, com quem é casado há 12 anos: "Ela é muito especial e única".

"Vim para o Brasil passar um mês de férias e acabei ficando"

Olivier lembra que veio ao país pela primeira vez em 1979, aos 20 anos. "Acabei esticando: de um mês para dois, de dois para três. Até que um dia olhei no espelho e pensei que queria ficar", conta. O motivo? Não foi a praia, nem as mulheres cariocas. "Foi o jeito brasileiro de encarar a vida", resume.

"Não me enxergo como alguém de 62 anos"

Seus gostos fazem com que, muitas vezes, ele não se identifique com o estereótipo da faixa etária a qual pertence. "Aos 62 anos, não consigo me enxergar da mesma forma que muita gente da minha idade", confessa. Isso acontece pela sua energia. "Vivo intensamente. Sempre fui assim e quero continuar dessa forma enquanto estiver consciente", garante.

"Não acho que o racismo seja sistêmico"

Casado com Adriana Alves há 12 anos e pai de Olívia, de 5 anos, ele nega que tenha presenciado cenas frequentes de racismo ao lado delas. "Posso falar isso por justamente viver com uma mulher negra e ter uma filha negra: o racismo não é sistêmico. Quando aconteceu foi violento e de pessoas que a gente nem imaginava. Mas é uma vez aqui e outra vez ali em quinze anos. Não podemos traduzir isso em algo constante, presente em todos os seres humanos que cruzamos na vida. Isso é mentira", opina.

"Tive que vender nossa casa para pagar a conta das padarias que fecharam"

Se o assunto é pandemia, ele se considera um privilegiado, mas reconhece as dificuldades do período. "Pude ficar quatro meses em um sítio, tenho consciência do privilégio. Mas fechei duas padarias aqui em São Paulo. Doeu. Tive que vender nossa casa para pagar a conta. Mas nem por isso entrei em depressão. Fecha um capítulo, outro inicia", declara.

Nem protetor solar? Saiba o que tem na nécessaire de Olivier

Embora tenha sido convidado a trazer sua nécessaire para a gravação, o chef de cozinha preferiu deixar a bolsa em casa e explicou o motivo. "Eu não uso nada. Só pasta de dente sabor menta, fio dental, escova de dente, barbeador, sabonete e um desodorante simples", confessou. Fabi questionou se nem protetor solar entra na sua lista e ele respondeu que não, que só usa para esquiar, a fim de não se queimar.

"Maquiagem invisível": aprenda os truques das francesas

Inspirada em Olivier, Fabi Gomes ensinou a fazer uma maquiagem tão leve que fica até difícil identificar quais produtos foram usados. Veja o resumo a seguir.

Você vai precisar de:
. Uma colher de café
. Iluminador cremoso
. Base com protetor solar ou de cobertura leve
. Corretivo
. Cotonete
. Pó compacto
. Pincel fofinho de calibre fino
. Blush líquido, cremoso ou batom rosado
. Curvex
. Rímel
. Batom de cor de forte

Confira o passo a passo:
. Usando o dedo anelar, aplique ¼ da colher (café) de iluminador cremoso nos planos mais altos da maçã do rosto, na ponte do nariz e no centro queixo.
. Também com os dedos, aplique uma colher (café) rasa de base de cobertura leve. Comece no centro do rosto, expandindo para as laterais.
. Use um pincel para aplicar três pontinhos de corretivo ao redor de cada olho. Use o anelar para dar batidinhas, depositando o produto.
. Molhe um cotonete em um pouquinho de saliva e passe rente à raiz dos cílios, para tirar o excesso de produto.
. Com um pincel fofinho, aplique pó compacto ao redor do nariz, no centro da testa, entre as sobrancelhas e por cima do corretivo.
. Escolha um blush que se aproxime do seu rubor natural e aplique com os dedos na maçã do rosto. Espalhe até se fundir com a base.
. Use um curvex para arrebitar os cílios. Depois, passe uma quantidade pequena de máscara nos cílios superiores e inferiores.
. Finalize aplicando um batom de cor forte direto da bala. Depois, usando um cotonete fino, esfume as laterais da boca.

A sexta temporada do "E Aí, Beleza?" vai ao ar toda quarta-feira, às 17h.

Onde assistir: no canal UOL Play, ao vivo na home UOL e Universa no YouTube

Veja a íntegra do programa: