Topo

Da limpeza ao protetor solar: o que fazer na pele antes da make?

Nathália Geraldo

De Universa, em São Paulo

24/04/2022 04h00

Neste "Make Sem Drama", do programa "E Aí, Beleza?", Fabi Gomes apresenta um ritual simples, mas importante, para quem tem dúvidas sobre como preparar a pele para a maquiagem. Tem receio do corretivo acumular na pálpebra ou da base não ficar aderente à pele? Aqui, a maquiadora desvenda todos os cuidados para que o rosto esteja prontinho para receber a make.

Limpeza: o passo indispensável

Um dermatologista deve recomendar a você qual é o melhor produto/formato para limpar a pele: pode ser um mousse ou um gel de limpeza. Depois, é opcional passar um algodão embebido com água micelar e um tônico —esse último ajudará no equilíbrio do pH da pele.

Hidrate, sempre

Ainda que você não saiba muito bem qual é seu tipo de pele, repare em como fica seu rosto depois de sair do banho: se ele mantiver um aspecto radiante, possivelmente sua pele pode ser considerada "saudável". Se, em poucos minutos, a área T do rosto começar a brilhar, sua pele deve ser oleosa. Mas se ela ficar "repuxando", você deve ter a pele seca. Esse primeiro diagnóstico serve para que, no dermatologista, você entenda quais são as necessidades da sua pele e consiga comprar os produtos mais indicados.

A aplicação do hidratante deve ser feita em movimentos ascendentes; já nos olhos, faça movimentos circulares com os dedos. Não se esqueça de hidratar a boca.

tonico - UOL - UOL
Passar tônico é uma das fases importantes para a pele, antes de receber maquiagem
Imagem: UOL

Primer é opcional; protetor solar, não

Se a sua ideia é usar um primer antes da maquiagem, saiba que só vai "funcionar" se ele for com a mesma textura que a base. Isso significa que primer com base siliconada pede base com base de silicone. Senão, é capaz que o produto não assente no rosto.

Um ponto importante: o protetor solar é uma etapa indispensável antes de passar a maquiagem. Você pode escolher um com cor para finalizar. E aí, tudo pronto para passar o corretivo e os outros produtos que darão mais cor à sua pele!