Topo

Cromoterapia pode ajudar a controlar ansiedade. Veja como usar as cores

iStock
Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa, de São Paulo

30/07/2022 04h00

Ansiedade não é brincadeira: pode ser que acometa alguém em momentos de bastante expectativa ou situações tensas, mas tal comportamento também pode significar um transtorno, que exige tratamento adequado. Para a turma que se enquadra no primeiro grupo, alguns recursos costumam ser úteis na hora de controlar os ânimos - dentre eles, a cromoterapia.

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde a década de 70, a influência das cores na ansiedade, quando aplicadas nos ambientes, em vestimentas ou até mesmo em pontos específicos de energia - no caso, os chakras -, ajuda a minimizar os sintomas e reações provocados pelo quadro ansioso.

"Outra forma bem contemporânea de implementar cores nos tratamentos holísticos é a colorimetria, que consiste no estudo das cores para harmonizar e realçar a beleza natural de cada indivíduo. Por ter um efeito sobre a aparência, altera também nosso campo de energia e disposição para as tarefas cotidianas", observa o terapeuta holístico e oraculista Raphael Kakazu, idealizador do espaço de estudos Covil dos Feiticeiros (https://www.instagram.com/covildosfeiticeiros/).

A quantidade disponível da cor é fator determinante para a ação da cromoterapia. Isso porque pequenos detalhes não atingem um nível de influência relevante.

"Assim, quanto maior for a exposição à cor, maior o efeito, cuja influência ocorre mais na autoimagem da pessoa (por meio da psicologia das cores) do que como um tratamento propriamente dito para tratar apenas questões de saúde", aponta o oraculista.

Cores que pioram a ansiedade

Segundo Raphael, tons muito quentes e vibrantes, como o vermelho, devem ser evitados em casos de ansiedade, pois estimulam a produção de energia, impulsionam e aceleram o paciente. Logo, podem intensificar e elevar os sintomas ansiosos ao invés de tratá-los.

O amarelo também não é uma boa opção, já que estimula o intelecto e a criatividade e pode levar a pessoa a fazer muitas tarefas ao mesmo tempo. Quando ela perceber que seu ritmo está menor devido à aceleração da mente, provavelmente se sentirá pressionada, o que desencadeará a crise ansiosa.

A aquarela adequada

Assim como algumas nuances não são indicadas para tratar as atitudes provocadas pela ansiedade, existem as cores ideais para amenizarem os sintomas e liberarem bons sentimentos. As indicações de Raphael Kakazu são:

Azul índigo

É o tom mais indicado para ajudar em comportamentos ansiosos, pois ameniza os sintomas e promove relaxamento no corpo e na mente. Está ligado ao chakra do terceiro olho e, por isso, estabelece conexão com a sabedoria interior, aflora a intuição e expande a consciência, facilitando a compreensão dos problemas.

Verde bandeira

Essa nuance de verde corresponde ao chakra cardíaco e transmite tranquilidade, segurança e serenidade. Intermediário entre as categorias quentes e frias das cores, consegue ainda auxiliar na insônia devido ao efeito calmante e estabilizador de sensações como medo e insegurança.

Violeta

Ligado ao chakra da coroa, o tom proporciona estabilidade emocional e estabelece conexão com a espiritualidade. Por essa razão, auxilia em momentos em que as pessoas se sentem "perdidas", elevando nossa vibração.

Azul claro

Ainda na cartela de azuis, tal variação da cor contribui para o relaxamento, a tranquilidade e a autoaceitação - até mesmo das partes mais íntimas. Como tem relação com o chakra laríngeo, presta auxílio nas expressões e em possíveis bloqueios de fala ou comunicação. Os comportamentos corrosivos e os pensamentos obsessivos tendem a ser mais controlados quando em contato com esse tom.

Laranja

É a única cor quente dessa lista, considerada fonte de inspiração. Sua ligação é com o chakra umbilical e ajuda trazendo bom humor, motivação e outros atributos úteis no combate à ansiedade. O laranja luta ainda contra o desânimo.

Não se esqueça dos cuidados

"Abusar de tons vermelhos, laranjas ou amarelos para ter mais disposição pode fazer com que a pessoa fique presa nas próprias projeções e ansiedades. Da mesma forma, o excesso de cores frias, como azul e verde, causam apatia e falta de motivação. O equilíbrio é essencial", adverte o oraculista Raphael.

Ou seja, embora a cromoterapia seja benéfica no tratamento da condição, os efeitos só serão positivos se a técnica for adotada com sabedoria. É preciso compreender os benefícios de cada cor para o quadro ansioso e saber como dosá-las, de modo a não causar nenhuma sensação ou sentimento exagerados.

O terapeuta destaca ainda um dos principais cuidados com a ansiedade: "Ela deve ser encarada como uma patologia e não uma 'fase', pois, quando não há uma tratativa correta, outras doenças podem surgir a partir dela". "Além disso, os tratamentos holísticos devem ser um complemento aos convencionais", frisa.