Topo

Vai esfoliar a pele? Conheça 5 mitos e verdades desse passo no inverno

Esfoliação - Brigitte Sporrer/Getty Images/Image Source
Esfoliação Imagem: Brigitte Sporrer/Getty Images/Image Source

Karina Hollo

Colaboração para Universa, de São Paulo

30/06/2022 04h00

A esfoliação é um dos passos da rotina de skincare mais controversos: se por um lado ela é importante para manter a pele saudável e iluminada, por outro, pode ressecar e até fazer a pele ficar mais oleosa, se realizada em excesso. "Após o processo, a pele fica mais sedosa, lisa e pronta para receber os cosméticos", diz Laís Leonor, dermatologista da clínica dr. André Braz, no Rio de Janeiro.

Eis que no inverno a polêmica só cresce, já que os dias têm uma umidade relativa do ar mais baixa e a gente sente naturalmente a pele ficar mais ressecada, às vezes até repuxando. O que fazer, então? Para tirar todas as suas dúvidas, confira os mitos e verdades sobre esfoliação facial no inverno.

1. Esfoliação facial é importante em qualquer estação do ano

VERDADE. Como sempre, a função dela é ajudar na renovação celular e na desobstrução dos poros. "Por isso, se a sua pele for mais oleosa ou tiver muitos cravos, vale manter a esfoliação mesmo no inverno, apenas espaçando as sessões", aconselha o dermatologista Igor Manhães, da Clínica Horaios, em São Paulo. Ele explica que apesar do clima mais seco da estação, ainda existem células mortas a serem eliminadas para a textura da pele ficar mais uniforme e saudável. "E nesse caso, um hidratante específico para o seu tipo de pele pode compensar esse ressecamento a mais que a esfoliação traz", ensina.


2. A esfoliação no inverno deve ser feita com menor frequência

MITO Não existe uma quantidade certa de vezes na semana para fazer a esfoliação. A frequência ideal depende do tipo de pele e deve ser orientada por um dermatologista", alerta a dermatologista Luciana Caldas, da Clínica ASLC, em São Paulo.

Mas, sim, se você está acostumada a fazer a esfoliação duas vezes na semana, pode passar para uma única semanal. E se tiver pele seca, talvez uma sessão a cada 15 dias seja mais que suficiente. "A frequência com que se faz esfoliação no inverno deve ser menor para que a pele não perca sua barreira natural de proteção", fala Laís.

Na estação mais fria do ano, vale eleger um dia da semana fixo (para não se infundir) e, logo depois, apostar em uma máscara facial hidratante para ficar com a pele viçosa.


3. Os esfoliantes caseiros são mais eficazes

MITO Esfoliantes caseiros feitos com açúcar, por exemplo, podem inclusive causar microcortes na pele, uma vez que seus cristais têm pontas afiadas.

É importante procurar produtos com esferas esfoliantes e jamais colocar força na hora de aplicar no rosto — se estiver nervosa ou com pressa, deixe para outro dia. Os movimentos devem ser circulares e sempre gentis.

"A pele pode apresentar reações e alergias às opções caseiras. Temos inúmeras formulações prontas no mercado mais compatíveis com o ph da pele, assim como agentes calmantes", fala Laís.

4. A hidratação da pele é indispensável pós-esfoliação

VERDADE VERDADEIRA "Reestabelecer a barreira cutânea com hidratação é indispensável após esfoliar a pele", diz Luciana. Como esfoliar elimina as células mortas e elimina a oleosidade natural da pele, a camada protetora precisa ser recomposta com hidratação — independentemente da época do ano. Assim, evita que seu rosto fique irritado ou até o efeito rebote, que aumenta a oleosidade da pele. "Ativos como ceramidas e ácido hialurônico são boas opções", diz Laís.

5. A esfoliação corporal evita pelos encravados

MITO. Muita gente acha que a esfoliação pode evitar e combater os pelos encravados. "Sim: ela pode até promover uma melhora da renovação celular da pele. Mas dependendo de como é feita, pode até predispor mais foliculite, os pelos encravados", alerta Igor.