Topo

Confusão e escapismo: Netuno está retrógrado em Peixes. Veja tendências

Veja tendências de Netuno retrógrado em Peixes - Sergey_Fedoskin/iStock
Veja tendências de Netuno retrógrado em Peixes Imagem: Sergey_Fedoskin/iStock

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

28/06/2022 04h00

No dia 27 de junho Netuno estaciona para iniciar seu movimento retrógrado na madrugada do dia 29, de onde retornará apenas em dezembro. Em Peixes, a retrogradação do astro toca as emoções, a espiritualidade e até mesmo o comportamento social. Segundo o astrólogo Carlos Falcão, este será um trânsito puramente pisciano, em que será preciso tomar cuidado com a perda de controle sobre a própria mente.

"Netuno rege desde sonhos, fantasias, aspirações e inspirações até o lado mais melancólico, depressivo e vicioso. Retrogradações sempre falam sobre o retorno de algum assunto e, no caso de Netuno, velhos estímulos tendem a ressurgir pressionando os escapismos. Será importante enfrentá-los frente a frente, sem fugir das responsabilidades nem se deixar levar por sentimentos negativos e isolacionismo", diz o astrólogo.

Peixes, onde acontece a retrogradação, é um planeta regido por Netuno pela astrologia moderna. Portanto, isso reforça o aprofundamento das vibrações piscianas neste momento. Carlos afirma que nossos complexos psicológicos, traumas, medos e receios serão tocados por algum assunto trazido novamente à tona. A principal questão do momento é: como transformar esses sentimentos em aliados que mostram o caminho a seguir?

"Essa retrogradação é uma chance de reavaliarmos as questões piscianas em nós mesmos. Por se tratar de um planeta geracional e lento, estamos falando de situações bastante arraigadas. A arte pode se tornar um canal de expressão importante, assim como as conexões espirituais. Afinal, Netuno e Peixes regem a busca pelo êxtase espiritual e a união com o todo através do amor incondicional", comenta.

Escapismo e medos fantasiosos

A área da vida a ser mais afetada pela retrogradação é onde Netuno se encontra em relação ao mapa natal de cada um. Porém, individualmente o trânsito pode abalar a autoconfiança a partir de medos fantasiosos. Já em um contexto social, as fake news e situações sombrias podem vir à tona. Serão muitas as tentações escapistas, o que facilita os enganos, inclusive políticos, em um contexto coletivo.

"Com Netuno retrógrado, podemos ser enganados por qualquer um com proficiência em iludir, mentir e manipular de forma sorrateira situações. A área da vida diretamente afetada pode sofrer com confusões, perdas, furtos e golpes ou simplesmente uma incapacidade de organização necessária", afirma Carlos.

Segundo o astrólogo, sempre que falamos de Peixes temos um tripé para apoiar e minimizar os efeitos negativos de sua vibração, composto por processo terapêutico, busca e conexão com a própria espiritualidade e a prática de atividades artísticas. Quando esse combo é estimulado em cada um, a vibração pisciana tende a ficar em seu campo mais sublime e, consequentemente, nos desvencilhamos das amarras que a retrogradação traz.

Influências

Carlos explica que a retrogradação vai interagir com outros signos apenas dentro dos graus 25°26' e 22°38' de Peixes. Quem tiver planetas nessa faixa de graus em signos mutáveis (Gêmeos, Virgem e Sagitário) sofrerá mais tensão e dificuldade em relação aos seus propósitos. Já planetas em signos do elemento água (Câncer e Escorpião) têm um caminho facilitado para lidar com a retrogradação através de canais mais fluidos. Planetas nos signos de Touro e Capricórnio também encontram facilidade em lidar com os causos piscianos.

Abaixo, veja tendências de Netuno retrógrado para todos os signos ─ vale para Sol e ascendente.

Áries

Seus instintos podem ser estimulados por aquilo que nem sempre é possível compreender. Com Netuno em Peixes, o desafio é que as reações se tornam menos controláveis. Deixe-se fluir.

Touro

Os medos vão embora quando você conseguir confiar no próprio taco. Sua força é mais do que suficiente para gerar a estabilidade desejada. Basta confiar!

Gêmeos

Não tenha pressa em absorver informações. Neste momento, é melhor ter precisão do que pressa. A pressa muda realidades através da fantasia mental, enquanto a realidade está chamando você.

Câncer

Aprender que as emoções são campos de evolução da maturidade pode ajudar a minimizar as próprias vitimizações. Abandone a postura do vitimismo chantagista a partir de agora e estruture seus sentimentos.

Leão

Foco no trabalho! É onde sua inspiração será solicitada a partir de agora. Mantenha a concentração para que essa força aprimore resultados ao invés de atrapalhar suas conquistas.

Virgem

Peixes ensina você a aceitar suas falhas, a criar um sentido de autocompreensão e aceitar as suas próprias necessidades de evolução. Seja feliz com suas imperfeições, permita-se fluir.

Libra

Não considere seus julgamentos desprovidos de parcialidade. Neste momento, os sentimentos são parte integrante dos critérios que lhe fazem ver algo como justo ou não. Reflita.

Escorpião

Você está acostumado a lidar com a força do próprio sentir e sabe que isso serve à sua transformação pessoal. Portanto, mergulhe profundamente neste trânsito para sair transformado emocionalmente.

Sagitário

Você não gosta de limites, mas agora seus exageros podem ter resultados realmente negativos a ponto de seu alto astral não ser o suficiente para seguir a vida. Tenha moderação.

Capricórnio

Inspiração não é seu forte, mas sempre há momentos propícios para libertar mente e sentimentos. Enriqueça-se com novas experiências e sabores emocionais. Viva enquanto está vivo!

Aquário

Paciência, Aquário! Você não gosta muito de dramas e situações com excesso de sensibilidade, mas permita que o outro seja o que é assim como você exige a aceitação naquilo em que é diferente.

Peixes

Pratique alguma atividade artística e se reconecte com as correntes espirituais das quais participa, sejam elas quais forem. Se comprometa com sua saúde mental através de ações práticas e terapia.