Topo

Livro ensina noivos a escrever os votos de casamento. Veja dicas da autora

A escritora e pesquisadora Márcia Henz escreveu um livro para inspirar noivos na hora de fazer os votos do casamento - Divulgação
A escritora e pesquisadora Márcia Henz escreveu um livro para inspirar noivos na hora de fazer os votos do casamento Imagem: Divulgação

De Universa, São Paulo

27/06/2022 04h00

Há 10 anos, quando ia realizar seu casamento, a escritora e pesquisadora Márcia Henz se viu em um dilema: ela queria que a cerimônia de casamento fosse emocionante, que tocasse as pessoas presentes e tivesse um significado para ela e o marido.

Sem ter para onde pedir apoio, escreveu tudo o que foi dito na sua cerimônia sozinha, menos seus votos. "Eu era boa de improviso e subestimei o turbilhão de emoção que seria. Mas na hora, deu branco. Ao longo desses 10 anos no mercado matrimonial, vi noivas e noivos cometendo erros que poderiam ser evitados se eles tivessem ajuda", disse em entrevista ao Universa.

Votos de casamento: como fazer os seus

Um casamento requer muitos preparativos e, quando se dá conta, os noivos já estão quase subindo ao altar sem saber o que dizer um ao outro.

Transformar uma página em branco em uma declaração de amor não é fácil, ainda mais para quem não tem o hábito de escrever. "Antes de qualquer coisa é preciso compromisso com o texto. Você precisa ter a agenda reservada para três grandes momentos, por isso indico começar essa produção de 30 a 100 dias antes de cerimônia", diz Márcia.

Em maio, mês das noivas, ela lançou um livro para guiar os casais no momento dos votos. Em "Votos de Casamento Emocionantes", ela dá dicas de como escrever os votos perfeitos e traz exemplos de 20 textos para os noivos se inspirarem. "O voto emocionante é aquele que toca o coração da pessoa, que tem a sua verdade".

Em ?Votos de Casamento Emocionantes?, Márcia dá dicas de como escrever os votos perfeitos e traz exemplos de 20 textos para os noivos se inspirarem - Divulgação - Divulgação
Em 'Votos de Casamento Emocionantes', Márcia dá dicas de como escrever os votos perfeitos e traz exemplos de 20 textos para os noivos se inspirarem
Imagem: Divulgação

Para Márcia, os três momentos cruciais na escrita dos votos são: em primeiro lugar, o dia do brainstorm. "É a primeira versão ruim. Você coloca no papel as ideias, as frases e a estrutura", diz.

A segunda etapa é produzir uma versão "suficientemente boa", que daria para ler no dia, mas que pode melhorar. E a final, é uma versão ótima. "Mas tudo depende de quanto tempo a pessoa ainda tem para escrever o texto", ensina.

O importante, segundo ela, é criar um compromisso e não furar. Definir duas horas, em três dias diferentes para se dedicar somente a isso. "O exercício da escrita, de ter insights, é indispensável", diz. Por isso, é necessário ter esse tempo reservado.

Tendências do momento

Depois de dois anos de casamentos parados por conta da pandemia, até os votos já ganharam novas leituras e tendências de noivos mais tímidos, que preferem não se expor em frente aos convidados. "Existem alguns empecilhos para que os votos não aconteçam na cerimônia, a timidez é só um deles", diz Márcia.

Ela defende que os votos sejam escritos e lidos entre o casal, seja no momento que for: pode ser na lua de mel, nos aniversários de casamento? "É uma oportunidade de colocar no papel e organizar quem somos, de onde viemos, para onde vamos e com o que sonhamos", conta.

Mas se você quer viver essa experiência longe dos convidados e no dia de sua cerimônia, é possível fazê-lo de duas formas: com o first touch (primeiro toque, na tradução livre), que é quando os noivos apenas tocam as mãos antes de subir ao altar, sem se ver, ou no first look (primeira vista, na tradução livre), quando eles se vêm prontos para o casamento antes de todo mundo.

"Nessas ocasiões, os votos também podem ser lidos entre o casal, um de cada lado da porta ou quando se encontrarem antes da cerimônia. Dá para registrar em vídeo e usar esse pequeno compilado na edição do mesmo dia que algumas produtoras fazem e passar no jantar, por exemplo", indica Márcia. Dessa forma, as palavras são ditas no reservado.