PUBLICIDADE

Topo

Universa

Conversa de Portão #62: Por que a gente se atrasa?

De Universa, em São Paulo

26/06/2022 04h00

Personalidade, contexto social, cultura, momento de vida são alguns dos motivos que podem fazer com que uma pessoa consiga dar conta de seus compromissos pessoais e profissionais nos prazos estabelecidos. Para discutir essa questão, esse episódio de Conversa de Portão recebe a consultora Isis Almeida, do projeto "Se organiza, bonita".

Isis diz que as mulheres negras e periféricas foram educadas para não saber dizer 'não' e que isso faz com que a sua rotina seja prejudicada pela sobrecarga de tarefas. "Sempre fomos colocadas no lugar de provir, de educar e de dar conta da nossa agenda e da agenda de terceiros, sejam eles filhos, familiares ou nosso companheiro. E também não sabemos dizer não para nós mesmas e isso dificulta nossa organização social" (a partir de 10:54 do arquivo acima).

A lógica ocidental de trabalhar muitas horas por dia, segundo ela, mata muitas possibilidades de ser e estar no mundo e acaba gerando frustrações. "Precisamos trabalhar uma organização que pense em uma rotina contrária a isso. Devagar também é tempo. Para algumas pessoas as coisas vão acontecer em um tempo que não é o nosso tempo. Aprender a respeitar isso para que a gente possa conviver bem e de maneira organizada individual e coletivamente é uma necessidade vital para o mundo de hoje" (a partir de 15:27 do arquivo acima).

A consultora explica ainda que quando o compromisso envolve outras pessoas, quando traz um malefício e traz uma urgência, temos uma tendência a cumprir com maior facilidade. "Principalmente para pessoas que têm uma tendência à ansiedade, se há algo que era importante e que não foi feito no momento em que era importante vai se tornar para ela uma urgência, mas se colocar sempre nessa situação é muito ruim" (a partir de 17:29 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.

Universa