Topo

'Saia Justa' mira diversidade com Larissa Luz, Luana Xavier e Sabrina Sato

Em ordem: Luana Xavier, Sabrina Sato, Larissa Luz e Astrid Fontenelle, as apresentadoras da nova temporada do "Saia Justa" - Kelly Fuzaro
Em ordem: Luana Xavier, Sabrina Sato, Larissa Luz e Astrid Fontenelle, as apresentadoras da nova temporada do "Saia Justa" Imagem: Kelly Fuzaro

Júlia Flores

De Universa

30/03/2022 04h00

Estreia na noite desta quarta-feira (30) a nova temporada do programa "Saia Justa", no canal GNT. Sabrina Sato, Luana Xavier e Larissa Luz substituem as antigas apresentadoras do talk show, Gaby Amarantos, Pitty e Mônica Martelli. Astrid Fontenelle permanece no elenco da produção, que discute temas relacionados ao universo feminino.

Esta é a primeira vez, nos 20 anos de existência do programa, que duas mulheres negras integram o casting de apresentadoras. Em entrevista a Universa, a atriz e comunicadora Luana Xavier comemora essa mudança: "Isso vai fazer com que novas discussões surjam. Mexe com a narrativa do 'Saia', os debates podem ficar mais completos e abranger ainda mais pessoas".

Larissa Luz: "Estou, sim, nervosa e ansiosa, mas também tento curtir a preparação" - Divulgação - Divulgação
Larissa Luz: "Estou, sim, nervosa e ansiosa, mas também tento curtir a preparação"
Imagem: Divulgação

Larissa Luz, atriz e cantora, também conversou com Universa sobre a estreia da próxima temporada da atração. "O 'Saia Justa' é um programa que valoriza à alternância e a diversidade do universo feminino. É um programa atento a essas questões", pontua.

Por telefone, as duas novas apresentadoras contaram como estão se preparando para este novo desafio. Enquanto Luana revela uma luta contra a insônia e a crise de tosse, Larissa transmite tranquilidade em sua voz —por dentro, porém, a situação é diferente. "Estreias geram ansiedade e que bom que isso acontece. Estou, sim, nervosa, mas tento curtir a preparação", comenta a atriz de 34 anos.

Luana Xavier é atriz e influenciadora digital - Divulgação - Divulgação
Luana Xavier é atriz e influenciadora digital
Imagem: Divulgação

Para Luana Xavier, que dedicou os últimos anos à carreira de atriz, a missão de apresentar um programa mistura responsabilidade, honra e surpresa. "Primeiro pelo fato de ser o maior programa feminino da TV brasileira, segundo porque não achava que passaria de entrevistada para entrevistadora... Foi um choque."

Sou uma mulher preta, gorda, periférica, de axé: quero colocar todas as minhas vivências a serviço das pessoas

Luana Xavier

Ainda que nesta quarta-feira seja a primeira vez que Luana e Larissa irão dividir o sofá mais famoso do canal GNT, as duas já conheciam o trabalho uma da outra antes de virarem colegas de emissoras. Luana relembra com carinho da primeira vez que viu Larissa em cena, durante o musical que contava a vida de Elza Soares.

"O talento dela é indescritível. O sobrenome 'Luz' faz jus à pessoa que ela é", diz Luana sobre Larissa. Foi, inclusive, com esse papel no "Musical Elza" que a carreira de Larissa tomou proporção nacional. Ela fala sobre como a recente morte da cantora afetou sua vida. "Elza me fez acreditar em um poder que eu nem sabia que poderia existir. Me fez acreditar mais em mim. Me fez entender que a gente pode tudo o que a gente quiser", resume.

Elza Soares me fez querer lutar ainda mais por mulheres negras; com ela entendi que podemos ganhar mais e sentir o gosto da vitória

Larissa Luz

Além da vontade de uma estreia de sucesso, Luana tem outro desejo para o programa. Ela que, aos 34 anos, nunca teve relacionamento duradouro, garante que esse fato não a atrapalhará na hora de debater assuntos amorosos, "pelo contrário: minhas dúvidas instigarão ainda mais a conversa". "Quem sabe agora, com a minha cara em um programa de relevância nacional, isso não mude? Vai que eu termino a temporada casada?", brinca.

Novos tempos

O primeiro episódio desta nova temporada irá ao ar às 22h45 desta quarta (30). Segundo nota da assessoria do GNT, as antigas apresentadoras assumiram diferentes demandas profissionais e, por isso, tiveram que deixar o programa.

"Gaby está no elenco da novela 'Além da Ilusão' da Globo. Pitty, que já retornou aos palcos em 2022, lança uma nova turnê em março. Ambas faziam parte da atração desde 2018. Já Mônica Martelli, que estava no 'Saia' há mais de nove anos, está se dedicando ao roteiro do seu novo longa 'Minha Vida em Marte 2' e ao retorno das peças teatrais após o período pandêmico", informou.