Topo

Colégio católico do ES obriga alunas a usar calças em aulas; mães protestam

Colégio Sagrado Coração de Maria, em Vitória, teria proibido garotas de usarem shorts - Reprodução
Colégio Sagrado Coração de Maria, em Vitória, teria proibido garotas de usarem shorts Imagem: Reprodução

Vinícius Rangel

Colaboração para Universa, de Vitória

19/02/2022 11h52

Uma escola particular católica em Vitória estaria obrigando as alunas a partir do 6º ano a usarem somente calça durante as aulas de educação física. Um grupo de mães, indignadas com a situação, se reuniu, fez uma carta e procurou a diretoria da instituição para tentar uma solução.

A reportagem de Universa conversou com três mães que preferiram não se identificar por medo de retaliação. Uma delas, médica de 34 anos, disse que ficou surpresa ao saber que a filha, que tem 13, teria que usar somente calça. O receio era, além do desconforto, o medo de possíveis alergias.

"Segundo a minha filha, a professora disse que ela não poderia usar short, short saia, nada, que era obrigada a ir somente de calça. Ela tem a calça do uniforme, mas os dias têm sido muito quentes, e o tecido pode até provocar algum tipo de alergia por causa do calor", contou a médica.

Outra, que é empresária, disse que não aceitava a ideia de que somente as meninas não poderiam usar o uniforme mais curto. "Os meninos podem usar bermuda acima do joelho, e a minha filha tem que passar calor com essa calça longa. Essa regra não deveria ser somente para elas, mas para todos. Vivemos uma era onde as mulheres conquistaram muitos direitos e nenhum deles devem ser privado, como nesse caso", contou a mãe a Universa.

A reunião com a diretoria foi feita na semana passada. De acordo com informações apuradas pela reportagem, a diretora teria se assustado com a presença das mães e também com a cobrança que ela mesmo desconhecia. A saída encontrada pela responsável pela instituição foi de autorizar, para o ensino fundamental, uma bermuda abaixo do joelho.

Outra mãe, também empresária, disse que não concordava com a postura dos pais que promoveram essa discussão. "Quando a pessoa faz a matrícula do filho ou da filha na escola, todos sabem quais são as regras. Isso não é novidade para ninguém. Os dias estão mesmo quentes, mas a secretária já tinha nos avisado sobre os uniformes", afirmou.

Escola nega determinação para as alunas

Em nota, a escola Sagrado Coração de Maria negou qualquer tipo de determinação, "já que o uniforme, há muitos anos, é composto de calça comprida e camiseta para ambos os sexos, bermuda de tactel (modelo masculino) para meninos e short-saia, bermuda de elanca e calça ou bermuda corsário (na altura do joelho) para as meninas", disse, em nota.

A instituição afirma ainda que faz parte do uniforme feminino do colégio a possibilidade de uso de short-saia até o 5º ano e de bermuda de elanca durante as aulas de educação física. "Para o uso diário, as alunas do 6º ano ao ensino médio podem optar pela calça comprida ou calça ou bermuda corsário", reforçou a escola.

O colégio admitiu que a demanda partiu dos pais dos alunos e que, após a reunião, as próprias famílias presentes sugeriram a utilização, como uniforme diário, de uma peça na altura do joelho, que, segundo a instituição, já fazia parte do uniforme e estava disponível para venda nas lojas credenciadas.

Porém, em duas lojas credenciadas com as quais Universa fez contato, para a venda dos uniformes da escola, as vendedoras que atenderam às ligações da reportagem alegaram que não tinham o uniforme que havia sido liberado pelo colégio, tendo em vista que não era permitido antes.

A escola faz parte de uma rede que possui duas filiais em Brasília, outras duas em Minas Gerais e uma no Rio de Janeiro. Todas usam o mesmo uniforme, e qualquer alteração é feita por um único conselho.