PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Há um tipo de escova para cabelo molhado e contamos por que ela vale a pena

Sim, o jeito de pentear interfere na saúde dos fios. Entenda! - Getty Images
Sim, o jeito de pentear interfere na saúde dos fios. Entenda! Imagem: Getty Images

Isabella Marinelli

De Universa

13/06/2021 04h00

Não é frescura, é ciência. "O cabelo tem maior probabilidade de quebrar quando molhado do que quando seco", afirma o dermatologista Daniel Cassiano, de São Paulo. Exatamente por isso, impor força mecânica ao penteá-lo neste momento pode ocasionar danos permanentes.

"O fio possui propriedades elásticas, proporcionando alongamento e retorno à configuração normal. Quando molhado, a haste capilar pode ser esticada até 30% de seu comprimento original sem sofrer danos, mas mudanças irreversíveis ocorrem quando são esticados entre 30% e 70% de seu comprimento original", explica o expert. Em outras palavras, puxar as madeixas em excesso, arrastando os nós, rompe os fios. Técnicas e boas ferramentas te ajudarão a passar ilesa pela missão.

Sim, tem segredos para pentear o cabelo após o banho

Primeiro, o básico. Já se sabe que os fios embaraçam na hora do xampu. Por isso, antes de entrar no chuveiro, já solte os maiores nós a fim de evitar que aumentem.

"No banho, aposte em produtos com ingredientes emolientes, que naturalmente evitarão a bagunça. As fórmulas hidratantes e nutritivas costumam garantir essa sensação, porque são ricas em óleos vegetais. Já os cosméticos de reconstrução, que levam queratina, podem gerar o efeito contrário, rígido", afirma o cabeleireiro Bruno Lins, do Rio de Janeiro.

Saindo do chuveiro, segure o impulso de pentear os fios imediatamente. "Aconselho que, neste momento, apenas solte os fios com os dedos, das pontas à raiz. Deixe para passar a escova quando eles estiverem apenas úmidos, caminhando para o seco", aconselha Cassiano.

Escova para cabelo molhado funciona?

As escovas desembaraçantes, específicas para os fios molhados e úmidos, fizeram sucesso nos últimos anos. Entre as responsáveis pela fama está Kate Middleton, Duquesa de Cambridge, que revelou usar um modelo da marca Tangle Teezer diariamente. Se antes eram difíceis de encontrar, reservadas às marcas importadas, hoje em dia, praticamente, toda etiqueta tem um exemplar para chamar de seu.

O segredo da eficiência está na estrutura e no material do produto. Feitas de plástico duro, elas apresentam cerdas de dupla altura, isto é, tamanhos variados. Os dentes são bem finos, portanto, alcançam cada brechinha entre as mechas. Também não têm aquelas bolinhas na ponta, que costumam enrolar e puxar os fios.

Há modelos vazados, que não acumulam água e são ótimas para espalhar cremes, e também os flexíveis, que se adaptam aos movimentos e são ideais para fios cacheados, crespos ou muito frágeis. Os valores começam em cinco reais, mas podem passar dos 100. Elas variam em cores, presença ou não de cabo de apoio e tamanho.

Para experimentar

*Preços pesquisados em junho de 2021. Sujeitos a alterações.

Beleza