PUBLICIDADE

Topo

Stalkeadas

Um olhar diferente sobre o que bomba nas redes sociais


Stalkeadas

Melhor do mundo, Marta faz 35 anos: veja 7 razões para admirá-la

Marta durante o jogo França x Brasil, pelas oitavas de final da Copa do Mundo feminina - Lucy Nicholson/Reuters
Marta durante o jogo França x Brasil, pelas oitavas de final da Copa do Mundo feminina Imagem: Lucy Nicholson/Reuters

De Universa

19/02/2021 11h58

Eleita seis vezes como a melhor jogadora de futebol do mundo pela Fifa, Marta Silva completa 35 anos nesta sexta-feira (19) e coleciona closes e momentos de inspiração para aqueles que amam o esporte e também para os que se importam com a igualdade de gênero.

Dentro do campo, a atleta de Alagoas é um dos maiores ícones da história; levou o título da Fifa em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018. Em 2019, na Copa do Mundo, cativou ainda mais os torcedores da seleção brasileira feminina ao comemorar um gol mostrando um símbolo de igualdade entre homens e mulheres na chuteira. Isso porque, fora das quatro linhas, ela também é embaixadora global da ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres. Ah, e no mesmo torneio, causou furor ao usar um batom escuro que não saiu por nada da boca.

Abaixo, mais motivos para celebrar a vida de Marta Silva!

1. Marta Silva "Talento" deveria ser seu nome completo

Além das nomeações que já falamos, Marta também é a maior artilheira da história das Copas do Mundo (são 17 gols no evento esportivo). E aqui vai uma comparação: a jogadora tem mais gols pela Seleção do que Pelé.

2. Ela é inspiração para outras meninas no esporte

Infelizmente, o futebol jogado por mulheres ainda não tem o mesmo prestígio que o masculino. No entanto, a inspiração que Marta representa para outras jogadoras, como Gabi Nunes, do Corinthians, é a prova de que o trabalho dela alcança muita identificação entre as meninas que sonham em ter uma carreira de sucesso no esporte um dia.

3. Marta é porta-voz da valorização das mulheres

Nas redes sociais, Marta faz questão de compartilhar mensagens de apoio às mulheres e como embaixadora ONU Mulheres, se coloca como uma porta-voz da causa.

"O esporte tem o poder de mudar a vida de uma garota. As meninas no esporte aprendem a trabalhar em equipe, autoconfiança, resiliência, motivação e muito mais. Meninas: quero que saibam que vocês podem fazer qualquer coisa. Com dedicação e determinação, vocês podem mudar o mundo!", escreveu a atleta no Instagram no Dia Internacional da Menina, em outubro.

4. Sua história de vida mostra como as oportunidades não são iguais para todos

Em entrevistas, Marta já contou que sofria bullying na infância por ter que jogar entre os meninos na escola. O fato de ela ter se profissionalizado no Vasco, passando depois pelo Santa Cruz, e por times nos Estados Unidos e no Santos, mostra uma história de superação -- mas é importante saber que nem todas as meninas têm a mesma trajetória, e ainda sofrem com a invisibilidade do futebol feminino.

5. Ela e a noiva Toni Deion são a dose de romantismo que precisamos

Marta e a noiva Toni Deion anunciaram no início deste ano que vão se casar, e já são uma inspiração romântica para outros casais. As duas jogam juntas no time Orlando Pride, dos EUA, e têm um relacionamento há pelo menos dois anos. "Esse é mais um capítulo da história que estamos escrevendo juntas", disse a brasileira no post falando sobre o enlace. Amor demais, né?

6. Apoiadora das artes, Marta respira música

A música brasileira também faz parte da vida de Marta, e ela faz questão de dividir isso com seus mais de 2,5 milhões de seguidores no Instagram. Se ela resolvesse fazer uma live musical, a gente com certeza assistiria!

7. De estilo básico, ela vira "camaleão" da moda

Nas fotos publicadas no Instagram em que está em casa, Marta tem um visual mais básico: camisetas lisas, calça jeans e cabelos presos são suas escolhas. Mas há também as horas em que ela nos inspira com looks de festa, apostas em acessórios, como chapéu, e penteados mais despojados. Ou seja, mais uma lição de que ser flexível ajuda, e muito, a expressar estilo, certo?

Stalkeadas