PUBLICIDADE
Topo

Esporte


Esporte

Marta: quem é, idade, onde mora, onde nasceu e outras dúvidas

Marta Silva - Getty Images
Marta Silva Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/07/2020 04h00

Marta Vieira da Silva é a maior jogadora de futebol brasileira e considerada uma das mais talentosas na história do esporte. Nascida no interior de Alagoas, a atacante rodou o mundo e defendeu times no Brasil, Suécia e Estados Unidos, além da seleção brasileira.

Seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo, Marta é um ícone do esporte. Por isso, o UOL Esporte reúne as principais perguntas sobre a atleta.

Quem é a Marta?

Marta Vieira da Silva é uma jogadora de futebol brasileira e que atualmente defende o Orlando Pride, nos Estados Unidos. Nascida em Dois Riachos, em Alagoas, a atleta já defendeu diversas equipes no Brasil e na Europa, além de atuar pela seleção brasileira desde 2002.

Marta é considerada a maior jogadora do futebol brasileiro e uma das maiores atletas na história do esporte.

Qual a idade da jogadora Marta?

Marta nasceu em 19 de fevereiro de 1986. Em 2020, ela completou 34 anos de idade.

Onde mora a jogadora Marta?

Marta mora atualmente em Orlando, na Flórida, sede da equipe que ela defende desde 2017.

Onde nasceu a jogadora Marta?

Marta nasceu em uma pequena cidade no interior do estado de Alagoas chamada Dois Riachos.

Qual é o time que a Marta joga atualmente?

Marta defende o Orlando Pride desde 2017. A equipe disputa a principal liga de futebol feminino nos Estados Unidos, a National Women's Soccer League.

Quem é a namorada da jogadora Marta?

Marta namora a jogadora norte-americana Toni Pressley, que também defende o Orlando Pride.

Quantas Copas do Mundo a Marta venceu?

Marta não venceu nenhuma edição da Copa do Mundo. A seleção brasileira chegou apenas uma vez na final e acabou derrotada pela Alemanha na edição de 2007.

Quantas vezes a Marta foi eleita melhor jogadora do mundo?

Marta foi eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo. A brasileira venceu em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018.

Quantos títulos a Marta tem pela seleção brasileira?

Marta conquistou duas vezes os Jogos Pan-Americanos, em 2003 e 2007, além de três títulos da Copa América, em 2003, 2010 e 2018.

A jogadora também foi vice-campeã da Copa do Mundo em 2007 e conquistou duas vezes a medalha de prata nos Jogos Olímpicos, em 2004 e 2008.

Qual o valor do salário da Marta?

O salário atual de Marta para atuar no Orlando Pride não é público, mas é provável que ela receba o valor máximo permitido para uma atleta da National Women's Soccer League, que é 50 mil dólares por temporada.

Quanto gols a Marta fez na sua carreira?

Não existe nenhum levantamento confiável sobre a quantidade de gols marcados por Marta na sua carreira, mas estima-se que a atacante tenha marcado mais de 300 gols como jogadora profissional.

Quantos gols a Marta fez pela seleção feminina de futebol?

Marta já marcou 108 gols pela seleção brasileira, sendo 17 deles em Copas do Mundo.

Qual é a história da jogadora Marta?

Marta começou a jogar futebol em times formados por meninos na sua cidade, Dois Riachos, no interior de Alagoas. Apesar das dificuldades e de ser proibida de jogar torneios por ser "muito boa, ela logo se destacou e passou a fazer parte das categorias de base do CSA. Com 14 anos, viajou para o Rio de Janeiro para jogar pelo Vasco, clube onde se profissionalizou. Com o fim do time carioca na modalidade, a atacante passou dois anos no Santa Cruz, equipe de Belo Horizonte.

Com o destaque obtido na Copa do Mundo de 2003, Marta iniciou sua carreira fora do país pelo Umea, time sueco. A brasileira seguiu sua carreira na seleção brasileira enquanto se destacava pelos clubes que passava. Depois de atuar três anos em times nos Estados Unidos e no Santos, ela retornou ao futebol sueco. Em 2017, voltou ao futebol norte-americano para jogar pelo Orlando Pride.

Quais times Marta jogou na carreira?

Marta já defendeu 11 equipes na sua carreira. Confira a lista: CSA (apenas categorias de base), Vasco, Santa Cruz (time de Belo Horizonte), Umea (Suécia), Los Angeles Sol (Estados Unidos), Santos, FC Gold Pride (Estados Unidos), New York Flash (Estados Unidos), Tyreso (Suécia), FC Rosengard (Suécia) e Orlando Pride.

Quantos títulos Marta tem na carreira?

Marta conquistou cinco títulos pela seleção brasileira (dois Jogos Pan-Americanos e três Copas América), sete títulos do Campeonato Sueco, uma Liga dos Campeões, uma Copa Libertadores, uma Copa do Brasil, duas ligas norte-americanas e uma Copa da Suécia. No total, são 18 títulos na carreira.

Esporte

Esporte