Topo

Suba nas tamancas: modelo é opção mais arrumadinha que chinelo para o verão

A cantora Iza em look com tamancos - Reprodução/Instagram
A cantora Iza em look com tamancos Imagem: Reprodução/Instagram

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

14/12/2020 04h00

Os tamancos pegaram carona no revival dos mules, no ano passado, surgindo nesta temporada como uma opção confortável e mais arrumadinha do que os chinelos para o verão. E sem deixar de lado a praticidade: é só encaixar no pé e pronto!

Diferente dos modelos pesados dos anos 1970 ou das versões informais dos anos 1990, os tamancos ressurgem agora em estilos mais leves e mais versáteis. Em nada lembram aqueles calçados de sola de madeira com fivela de couro. Prova disso foram os modelos fashionistas que apareceram nos desfiles da última Paris Fashion Week.

"É como uma evolução do conforto, já que esse conceito de bem-estar está de volta há algum tempo, inclusive, com a volta do tênis", diz Stefani Liazi, consultora de imagem e estilo da Piccadilly. "Com a pandemia, o salto realmente ficou de lado, e o tamanco aparece como opção prática e que encaixa perfeitamente nos pés, ainda mais agora com clima de verão."

Como usar essa tendência

Práticos, os novos tamancos funcionam bem em looks corporativos ou mais casuais. Dependendo do modelo escolhido, o tamanco pode combinar com jeans ou até com alfaiataria. "A sugestão é usar com calças mais curtas para evidenciar o estilo do calçado. E também com saias com modelos mídi ou na altura do joelho para produções mais elegantes", diz Amauri Luis da Silva, diretor de criação da Invoice Calçados.

Para quem já voltou ao trabalho presencial, looks com saias e regatas em tecido plano vão bem com tamancos de salto bloco, por exemplo. A dica, para o ambiente corporativo, é eleger modelos mais fechados e elegantes.

Já em espaços de trabalho descontraídos ou pra quem curte usar sapatos no home office, as flatforms e anabelas de cortiça garantem um visual despojado, especialmente em produções com camiseta e blazer. Outra opção de combinação são as calças pantacourt larguinhas e os vestidos para quem precisa ficar arrumada, mas quer garantir o conforto trabalhando de casa.

Como os tamancos deixam os pés em destaque, é sempre bom garantir os cuidados com eles antes de apostar em um calçado como esse, hidratando sempre para evitar rachaduras.

Em alta no verão 2021

O especialista Amauri Luis lembra que um calçado só pode ser chamado de tamanco se tiver sola acima de 2 cm. Ou seja, menos que isso e o sapato é considerado uma rasteirinha. Esse tipo de sapato também tem a frente aberta, diferente do mule.

Mesmo assim, o que não faltam são modelos repaginados na temporada para o verão que vem aí. Um modelo que funciona bem pra quem prioriza o conforto de ficar em casa ou dar aquela voltinha rápida com segurança.

Veja alguns modelos que devem fazer sucesso neste verão:

1. Tiras finas

Os tamancos com tiras finas permitem diversas possibilidades de combinação. Das produções mais arrumadinhas até looks casuais do dia a dia em casa (por que não?). Versões de dedo, como aqueles antigos chinelos da vovó, estão entre as melhores opções para os dias mais quentes. Assim como os modelos mais discretos, que envolvem os pés com leveza e simplicidade.

2. Saltos confortáveis

Conforto é a palavra-chave nos saltos dos tamancos na temporada. As versões altíssimas saem de cena, dando espaço aos saltos médios e baixos. Saltos geométricos e transparentes seguem nas vitrines. Entretanto, são os block heels, ou saltos bloco, que realmente ganham espaço e oferecem a firmeza necessária para caminhar com estilo. Assim como os saltos taça, que se tornaram queridinhos das fashionistas em sandálias, botas e, também, nos tamancos.

3. Pegada artesanal

O artesanal aparece nos detalhes em madeira, mas também nos saltos de cortiça e texturas com aspecto rústico. Entram em destaque o efeito tressê e materiais com apelo natural. É uma forma de levar para os looks da cidade o clima da praia.

4. Flatforms em alta

O salto anabela, em forma triangular, continua fazendo sucesso. Mas não há como negar que o verão 2021 será, novamente, das flatforms, tamancos com plataformas planas que trazem alguns centímetros a mais no visual. No entanto, por ter um aspecto pesado, vale apostar em peças leves para um contraste na medida certa.

5. Pés cobertos

Tamancos que cobrem os pés dão um ar de formalidade. Tanto que são os mais recomendados para compor looks de trabalho, deixando o visual mais arrumado, mesmo de calça jeans. O mesmo vale para versões com tiras mais grossas e que escondem o peito do pé.

6. Clogs

Recentemente, os clogs não passaram despercebidos nas passarelas da Paris Fashion Week. Para quem não lembra, é aquele modelo de tamanco que lembra o estilo holandês — e que está de volta. Virou sinônimo de conforto absoluto para as it girls do hemisfério norte, que aderiram à tendência mesmo em casa. E o que não faltam são novidades em clogs, com versões de salto de madeira e até aplicações de tachas e texturas em matelassê.

7. Metalizados

Os metalizados seguem em alta, especialmente para quem gosta de dar uma ousada extra na produção. Fazem sucesso tonalidades neutras como nude e candy colors. Mas o modelo também vem em peças de cores vibrantes que remetem ao verão, como amarelo, pink e laranja —em versões com ou sem brilho.