Topo

Clarice Lispector é um dos principais temas no Twitter -e em vários idiomas

Literatura: a escritora e advogada ucraniana, naturalizada brasileira, Clarice Lispector, autora de "A Maçã no Escuro" e "A Paixão segundo G.H.". (Reprodução) - Reprodução
Literatura: a escritora e advogada ucraniana, naturalizada brasileira, Clarice Lispector, autora de "A Maçã no Escuro" e "A Paixão segundo G.H.". (Reprodução) Imagem: Reprodução

De Universa

10/12/2020 12h46

Você já postou alguma frase de Clarice Lispector? Nesta quinta-feira (10), a escritora brasileira de origem ucraniana faria 100 anos, se estivesse viva. Seus livros mas, principalmente, trechos deles ganham as redes sociais com frequência. Clarice é muito "compartilhável". E, hoje, não faltam motivos para celebrá-la. No Twitter, ela se tornou um dos assuntos mais comentados, e não só em português. Publicações em inglês, espanhol, francês e italiano também mostram que a autora tem admiradores no mundo todo!

Veja alguns dos tweets a seguir que homenageiam a forma com que Clarice falava da condição humana e dos nossos sentimentos mais simples e complexos de forma inconfundível.

Clarice Lispector, 100 anos: repercussão no Twitter

Clarice Lispector já é a autora brasileira mais traduzida do mundo. Suas palavras já foram expressas em 32 idiomas e seus livros, publicados em 40 países. Neste centenário da escritora, brasileiros e estrangeiros foram às redes sociais para marcar registrar a admiração pela obra de Lispector. O Museu Nacional das Culturas do Mundo, no México, por exemplo, fez uma biografia breve em um tweet:

Em um dia como hoje, nasceu em 1920 a escritora brasileira Clarice Lispector. A partir dos 23 anos, destacou-se como romancista, foi também jornalista e escreveu contos, peças e livros infantis. Seus romances "A paixão segundo G.H." e "A hora da estrela". Você já leu?

Usuários da rede social de várias partes do mundo destacaram seus trechos preferidos de Clarice.

Dos brasileiros, orgulhosos da dimensão que ela tem...

...aos que admiram a "rainha das palavras e das citações nas redes"...

Aos que tiveram contato com a obra dela em outros idiomas.

Uma das maiores escritoras brasileiras nasceu há 100 anos em Tchetchelnik na Ucrânia.

"Felizmente, sempre há outro dia. E outros sonhos. E outras risadas. E outras pessoas. E outras coisas."

"Que minha solidão me sirva de companhia. Que eu tenha a coragem de me enfrentar. Que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo."

"Às vezes escrever uma só linha basta para salvar o próprio coração".

Hoje, há 100 anos, Chaya Pinkhasovna Lispector, ou Clarice Lispector nasceu na Ucrânia (a família mudou-se para o Brasil quando ela tinha um ano).

"Clarice Lispector nasceu hoje há 100 anos.

Há verdades que nem a Deus eu contei. E nem a mim mesma. Sou um segredo fechado a sete chaves".

"Só consigo a simplicidade através de muito trabalho. Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever".