Topo

Dia V

Dois dias de conversa e 18 mulheres pra falar de autoconhecimento e autocuidado íntimo, sexualidade e descoberta do prazer


Evento DIA V, de Universa, discute saúde e sexualidade femininas

Dia V - Universa
Dia V Imagem: Universa

Lia Rizzo

De Universa

20/10/2020 11h03

Nos próximos dias 22 e 23 de outubro, Universa apresenta o evento Dia V, uma série de painéis sobre saúde e sexualidade femininas. Realizado em ambiente 100% digital, o Dia V, que tem o patrocínio de Bayer, reunirá 18 mulheres, de diversas especialidades, para debater ciclos femininos, autoconhecimento íntimo, autonomia e liberdade sexual e anormalidades que demandam avaliações médicas, mas que nem sempre são encaradas como problema.

"Precisamos falar mais e com maior naturalidade sobre o corpo feminino. As mulheres em geral ainda sentem muito constrangimento para abordar certas questões e em alguns aspectos, terceirizam seu bem-estar e seu prazer", diz Bárbara dos Anjos Lima, editora de Universa.

Menstruação, menopausa e sexo

A programação é aberta com uma conversa sobre ciclos, com o painel "Segredo, solidão, tabu: da menarca a menopausa". Menstruação é, ainda hoje, um assunto cercado de preconceitos. Meninas muito jovens sentem vergonha quando ela vem pela primeira vez, mães e pais não sabem como e quando abordar. E depois, quando como mulheres maduras encaram o declínio natural dos hormônios reprodutivos, chega a menopausa e novos constrangimentos. Com mediação da jornalista Lia Rizzo, a mesa virtual terá participação de Mc Soffia e sua mãe e empresária, Kamilah Pimentel, a terapeuta menstrual Taciana Fortunati e a ginecologista e obstetra Isabela Correia.

Na sequência, Mayumi Sato, CMO da Sexlog e colunista do UOL, conduz o painel "Sexo, autonomia e escolhas: onde começa ou deveria começar a liberdade". Um tema fundamental, conforme Ana Canosa, terapeuta sexual e uma das debatedoras: "as mulheres estão muito mais desejantes, buscando se conhecer e questionando a qualidade das suas relações sexuais". Também participam do papo, Ana Gehring, fisioterapeuta pélvica e criadora do perfil Vagina Sem Neura e Yasmine Sterea, empreendedora social e CEO do Free Free.

No segundo dia, o primeiro diálogo é em torno de ginecologia natural e a importância de se conhecer do próprio corpo, no painel "A era do autocuidado íntimo: um papo sobre autoconhecimento e minimalismo". A mesa virtual tem mediação de Camila Brandalise, repórter de Universa, e participação Andrea Menezes, ginecologista e obstetra, Isabel Dias, autora de "32: Um homem para cada ano que passei com você" e Laura Della Negra, fisioterapeuta especializada em assoalho pélvico.

Para encerrar o Dia V, Bárbara dos Anjos Lima conduz o painel "Ser mulher dói? Não é normal se sentir mal!", conversa para conscientizar e acolher mulheres que sofrem com sangramento uterino anormal ou fluxo menstrual excessivo. Participam do debate, a médica e gerente de saúde feminina da Bayer, Thays Emy Ushikusa, a vice-presidente da ONG Crônicos do Dia a Dia, Bruna Rocha, e a CEO do Plano Feminino, Viviane Duarte. Bruna e Viviane são, ao lado do time da Bayer, co-criadoras do projeto SUA Não é Normal.

Os painéis serão transmitidos pela home do UOL e pelos canais do UOL e de Universa no Youtube, Facebook e Twitter, a partir das 10h. A íntegra das conversas e os principais destaques de cada dia podem ser acompanhados nas redes sociais de Universa. Confira abaixo a grade completa do festival e se programe!

:: DIA V, UNIVERSA ::

Quinta-feira (22), 10h

"Segredo, solidão, tabu: da menarca a menopausa"

Mediação: Lia Rizzo, jornalista e curadora do Festival Dia V

Participações: Mc Soffia

Kamilah Pimentel, mãe e empresária de Mc Soffia

Isabela Correia, ginecologista e obstetra

Taciana Fortunati, terapeuta menstrual

11h

"Sexo, autonomia e escolhas: onde começa ou deveria começar a liberdade"

Mediação: Mayumi Sato, CMO da Sexlog e colunista do UOL

Participações: Ana Canosa, terapeuta e educadora sexual

Ana Gehring, fisioterapeuta pélvica e criadora do perfil Vagina sem Neura

Yasmine Sterea, empreendedora social e CEO do Free Free

Sexta-feira (23), 10h

"A era do autocuidado íntimo: um papo sobre autoconhecimento e minimalismo"

Mediação: Camila Brandalise, repórter de Universa

Andrea Menezes, ginecologista e obstetra

Isabel Dias, escritora

Laura Della Negra, fisioterapeuta especializada em assoalho pélvico

11h

"Ser mulher dói? Não é normal se sentir mal!"

Mediação: Bárbara dos Anjos Lima, editora de Universa

Participações: Bruna Rocha, vice-presidente da ONG CDD

Thais Emy Ushikusa, ginecologista e gerente médica de saúde feminina da Bayer

Vivi Duarte, CEO da Plano Feminino