PUBLICIDADE

Topo

Diversidade

Cocriadora de 'Friends' reconhece e lamenta falta de diversidade na série

"Perdão. Só queria que eu tivesse naquela época o conhecimento que tenho agora", disse Marta Kauffman durante o festival ATX TV 2020 - Reprodução
"Perdão. Só queria que eu tivesse naquela época o conhecimento que tenho agora", disse Marta Kauffman durante o festival ATX TV 2020 Imagem: Reprodução

De Universa, em São Paulo

08/06/2020 15h10Atualizada em 08/06/2020 17h12

Cocriadora de "Friends", Marta Kauffman, 63, reconheceu a ausência de diversidade na série e disse que teria feito escolhas diferentes àquela época — 1994 a 2004, quando a sitcom estava no ar — se tivesse o conhecimento que tem hoje sobre o assunto.

"Queria que soubesse naquele tempo o que sei hoje", lamentou Kauffman durante o festival virtual ATX TV 2020. "Perdão. Só queria que eu tivesse naquela época o conhecimento que tenho agora. Teria tomado decisões muito diferentes", continuou, segundo reproduzido pela revista People.

Ela disse sempre ter reforçado a diversidade em sua empresa, mas admitiu não ter feito o suficiente em "Friends". "Tudo o que consigo pensar agora é: o que posso fazer de diferente? Como posso fazer minha série de um jeito novo? E isso é algo que eu não só queria saber quando comecei nesta área, mas também durante todo o ano passado", acrescentou.

Marta Kauffman - Amanda Edwards/Getty Images - Amanda Edwards/Getty Images
Marta Kauffman, cocriadora de "Friends"
Imagem: Amanda Edwards/Getty Images

"Friends" ainda é uma das séries mais populares de todos os tempos, mas suas dez temporadas foram protagonizadas predominantemente por personagens brancos. Ross (David Schwimmer), Rachel (Jennifer Aniston), Monica (Courteney Cox), Chandler (Matthew Perry), Joey (Matt LeBlanc) e Phoebe (Lisa Kudrow), os seis amigos que estrelam a sitcom, são brancos.

Em janeiro, Schwimmer disse ao jornal britânico The Guardian que foi responsável por um "empurrão consciente" por mais diversidade na série. "Eu era consciente da ausência de diversidade e fiz campanha para que Ross namorasse mulheres pretas. Uma das primeiras namoradas que tive foi uma norte-americana de ascendência asiática. Depois, namorei uma mulher de ascendência africana", lembrou.

Schwimmer fez menção a Julie, interpretada por Lauren Torn, com quem namorou na segunda temporada, e Charlie (Aisha Tyler), sua parceira nas temporadas nove e dez.

Ele ainda disse que gostaria de ver uma versão repaginada de "Friends" com um elenco mais diverso. "Talvez devesse existir um 'Friends' com todos os personagens pretos ou asiáticos", sugeriu à época.

Diversidade