Topo

Fátima chama Túlio de William em live. Ela pensava no ex? Entenda ato falho

Fátima Bernardes e Túlio Gadêlha - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Fátima Bernardes e Túlio Gadêlha Imagem: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

De Universa

17/04/2020 15h29

Ato falho. Esse é o termo usado por especialistas para classificar o que aconteceu com Fátima Bernardes durante uma transmissão ao vivo nesta sexta (17). Em vez de falar o nome do namorado, Túlio Gadelha, escapou um "Wi?." do ex marido William Bonner. A internet não perdoou, lógico. Assista.

Calma! Não quer dizer muita coisa

Todo mundo já conheceu a mãe que cita três gerações de filhos e sobrinhos até acertar o nome certo. Quando é com o parceiro amoroso, a coisa pode ficar um cadinho mais complicado. É o que assegura a psicóloga comportamental Ellen Senra.

"É bem difícil de ser perdoável", palpita. "Por isso, é importante tentar entender porque esse ato falho foi cometido; apesar disso, não sei se há uma explicação boa o suficiente para conseguir o perdão imediato", analisa.

Isso quer dizer o nome de outra pessoa significa que está rolando sentimentos? Não exatamente. "Pode ser que tenha sentimentos, mas também que o nome tenha sido citado numa conversa próxima, por exemplo, e aí, a pessoa acaba trocando. Isso não demonstra necessariamente interesse pela pessoa".

De qualquer jeito, costuma render uma DR.

O que é o ato falho

Muita gente pode achar que o ato falho significa que a pessoa está pensando em outra coisa — ou no ex — e acaba soltando o nome errado sem querer. Não é bem verdade, mas também não é totalmente mentira.

O norte-americano Benjamin Bergen, professor de ciências cognitivas e autor de um livro que estuda a relação entre o cérebro, comportamento e os palavrões, explica que o ato falho pode, sim, significar um pensamento reprimido. Mas só é possível descobrir a "emoção presa" na terapia. Na maioria das vezes, o ato falho tem motivos bem mais simples.

"No entanto, quando cometemos erros de fala, é mais provável que eles sejam inócuos, pois nossos cérebros têm um monitor interno que percebe o que estamos prestes a dizer e pisa no freio se for algo que é tabu", afirma.

O especialista explica que os erros podem ser causados por fadiga, cansaço, estresse e outras interferências emocionais. O programa de Fátima deve ser retomado após ser interrompido pelo novo coronavírus — o que pode explicar o ato falho.

Ela e Bonner viveram 26 anos casados. Em 2016, os dois se separaram. Em novembro de 2019, Fátima e Túlio completaram dois anos de namoro.

Até Bonner já cometeu "ato falho"

Em dezembro do ano passado, Bonner cometeu um ato falho ao noticiar um eclipse solar. Em vez de "lua", o jornalista falou "lula" durante o Jornal Nacional. As redes sociais zoaram e disseram que Bonner estava pensando no ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

"Milhões de terráqueos, que vivem na Ásia, puderam testemunhar o eclipse solar anular. A lula...A lula (risos). A lua se posicionou entre a terra e sol formando uma borda de fogo", noticiou Bonner, que riu do próprio engano, assim como a colega Renata Vasconcelos.