PUBLICIDADE

Topo

Mulheres inspiradoras

Gabriela Prioli, comentarista da CNN: sem medo de virar "fada sensata"

A comentarista da CNN Gabriela Prioli - Reprodução/Instagram
A comentarista da CNN Gabriela Prioli Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa

19/03/2020 16h20Atualizada em 19/03/2020 16h50

À frente do programa "Grande Debate", como uma das comentaristas da recém-inaugurada CNN Brasil, Gabriela Prioli viralizou nas redes sociais logo em sua estreia, na segunda-feira (16), ao corrigir o colega de bancada Caio Coppolla com informações precisas e bastante paciência.

Como o programa é diário, Gabriela já apareceu nos Trending Topics do Twitter em alguns momentos desta semana. Por lá, dizem que ela tem "jantado" Coppola, termo usado para definir uma resposta definitiva dada a alguém. Mestre em direito penal, professora da pós-graduação em direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e especialista em política de drogas, Gabriela afirma que não esperava por essa repercussão positiva. "Foi muito legal."

Questionada sobre ter medo de virar a "fada sensata" e, depois, ser cancelada, uma dinâmica bem comum nas redes sociais, ela respondeu a Universa dizendo que acha natural que, em algum momento, não concordem com o que ela diga.

"Então não, não tenho medo", afirma. "Eu raramente concordo 100% com alguém e está tudo bem. Essa ideia de que você pode considerar alguém sensato e ainda assim discordar da pessoa, às vezes, faz parte daquilo que eu quero comunicar."

Em entrevista concedida a Universa em novembro de 2019, quando havia sido contratada, ela afirmou que sua prioridade era debater ideias divergentes de maneira respeitosa. "Eu me posiciono, só não tiro a legitimidade do outro. E não precisa se posicionar sobre todos os assuntos ou de forma imediata", disse.

Esquerda ou direita?


Sobre ser de esquerda ou direita, Gabriela afirma que, apesar de mostrar uma visão social mais progressista, ao contrário de Coppolla, não gosta de rótulos. "Se colocar um, vão deixar de prestar atenção em mim, principalmente porque ainda não estou no ar. Cada um vai me julgar a partir da própria lente."

Ela ainda dá dicas de como conversar com pessoas que pensam diferente de você: "Primeiro, tem que saber o que se quer ao debater. Quer ganhar a discussão ou encontrar caminhos de consenso? Se quiser ganhar, ok, então pode reproduzir senso comum. Aí vai ter mais fãs, repercutir nas redes sociais", pontua. "Mas, se o objetivo for debater de forma séria e civilizada, tem que seguir as regras do jogo, tem que ser leal. Pode discordar, mas não dá para trazer dados falsos ou usar argumentos da vida pessoal."

Ela afirma que cogita ser alvo de ataques nas redes. "Estarei na televisão falando de temas polêmicos", diz. E sabe que essa violência pode ser dirigida à sua aparência, como costuma acontecer quando as ofensas são voltadas a uma mulher.

"Se atacarem a minha aparência, é porque não conseguiram falar dos meus argumentos. Talvez fique triste e nem será por mim, mas pelo outro que vocifera. Hoje em dia deixam comentários me chamando de "loirinha patricinha". Alguns me mandam mensagem no privado, dizendo: "Nossa, mas você falando assim com esses olhos azuis?". Tanta coisa para falar, vai falar que sou bonitinha?"

Amizade e admiração por Anitta

Tanto no anúncio da contratação de Gabriela quanto em sua estreia como comentarista, uma das maiores celebridades do país comemorou com ela: a cantora Anitta. Em seu Instagram, Anitta se referiu a Gabriela como a mulher mais inteligente que ela conhecia.

"A gente é muito amiga faz bastante tempo. Meu marido é músico, ele e Anitta se conheciam de alguns eventos [Gabriela é casada com Thiago Mansur, da dupla de DJs Jetlag Music, que gravou com Anitta em fevereiro deste ano]. A gente se conheceu, se adorou e ficou muito amiga", conta.

"Adoro Anitta, é uma das minhas grandes amigas. Ela é um belo exemplo de que é preciso tomar bastante cuidado ao tentar descreditar uma mulher pelo que é por fora. Quem a critica com o argumento de que rebola passa um atestado de fraqueza. Ela é uma profissional admirável com uma trajetória de vida fantástica."

Mulheres inspiradoras