Topo

Zoar parceiro, como Tatá e Rafa Vitti, pode deixar a relação mais saudável

Tatá Werneck e Rafael Vitti  - Reprodução/ Instagram
Tatá Werneck e Rafael Vitti Imagem: Reprodução/ Instagram

Nathália Geraldo

De Universa

13/01/2020 14h39Atualizada em 13/01/2020 14h39

Pouco se sabe como é a relação da apresentadora Tatá Werneck e do ator Rafael Vitti intimamente, mas basta ler as legendas das fotos publicadas por eles no Instagram para ter pistas de que os dois mantêm o bom humor tanto fora como dentro do relacionamento.

Nesta segunda-feira, o casal deu mais uma prova: ao comemorar três anos juntos, Tatá destacou que um dos pilares do amor dos dois é a leveza e o jeito de eles se divertirem juntos (leia o texto completo no final da matéria).

"Que mantenhamos (cara eu peguei uma linha de conjugação verbal aqui que não to conseguindo sustentar rs) NOSSO RISO! A gente ri muito o tempo todo. E é se divertindo com nada que a gente descobre que tem TUDO!", escreveu em um trecho da mensagem.

Rafa Vitti deu um depoimento (leia também no final da matéria) no mesmo tom. "A gente se diverte, brinca, se zoa... e quando isso tá acontecendo eu sempre penso: 'poxa, que foda que a gente ainda se diverte juntos com coisas bobas'".

"Brinco com você porque te amo"

Fato é que "zoar o parceiro" pode ser, sim, uma das formas de manter um relacionamento saudável. E a recomendação é uma "dose diária", conforme pesquisa da Universidade Appalachian State, reportada pela revista Cosmopolitan do Reino Unido.

Os pesquisadores concluíram que uma dose de sarcasmo, tiradas e provocações que gerem risadas são, sim, ingredientes que melhoram o relacionamento, se bem equilibrados.

A teoria foi confirmada por outro estudo, da Universidade de Halle-Wittenberg, publicado pela revista Science Daily. Os psicólogos concluíram que casais que compartilham a 'zoação' "tendem a estar bastante satisfeitos com o relacionamento". "Já as pessoas que têm medo de ser ridicularizadas, por outro lado, geralmente são menos felizes em seu relacionamento".

E deixam uma dica: cabe, antes de tudo, saber o quanto "ter medo de ser ridicularizado" pode abalar a autoestima do outro. Afinal, também comprovaram que, entre os participantes da pesquisa que aceitavam as brincadeiras, também havia maior risco de surgiram discussões por conta dos comentários irônicos que não eram levados na esportiva.

O que diz a especialista

Para a psicóloga clínica Mariana Luz, a capacidade de se divertir entre casal, de fato, facilita o dia a dia do relacionamento. Quem consegue ser bem-humorado sozinho, entretanto, ganha pontos extras.

"É importante que possa ser divertido entre o casal, mas há o fato de que só conseguimos isso quando estamos 'por inteiro' sozinhos. A Tatá, por exemplo, já é divertida por natureza. E o segredo da vida é esse: aprender a não se levar tanto a sério, porque senão as coisas ficam muito pesadas", avalia.

A zoeira não tem limites?

Mariana pondera ainda que ter a segurança e a intimidade para zoar o parceiro - destacando, por vezes, alguns pontos que o incomoda - precisa ser balanceado com os limites estabelecidos entre o casal. Ou seja, a zoeira tem limites, sim.

"Isso precisa ser combinado e, como em qualquer relação, a conversa é a base de tudo. Expor a outra pessoa nas redes sociais, por exemplo, pode magoar", explica, destacando que, por vezes, o casal pode usar a internet para dar "cutucadas" no outro sem falar diretamente.

"É um comportamento de quem não tem coragem de fazer um diálogo, e aí, desabafa como indireta. Preciso dizer, no entanto, que é muito mais maduro ter a conversa".

Declaração de Tatá Werneck


"Vivo momentos lindos ao seu lado. Me casei . No sofá. Fui pedida em casamento. No banheiro. Morei junto dizendo que não queria morar junto. Sabe o que estamos comemorando hoje? 3 anos que percebemos que quando é pra ser tem LEVEZA!

Tem Clara Maria. Nossa deusa. E mais 20 filhos bichos adotados.

Achei meu amor no meio do julgamento dos outros. Que criticavam amar um homem 12 anos mais novo (se fosse o contrário a mulher mais nova seria quase um "troféu") . Achei meu amor no meio de um monte de medo. Achei meu amor pq reconheci nele o que eu mais queria: paz. Às vezes a gente cai no Conto do amor que machuca. Que aprisiona. Que limita. E que faz sofrer. Isso não é amor. É machucado. Prisão. Limitação e sofrimento. Amor é paz. É crescer junto! É vibrar pelo outro. É ter apoio. Meu amor...vc sem dúvida é a melhor pessoa com quem eu poderia querer multiplicar minha vida. Que nos multipliquemos por aí. Que deixemos nossa família crescer. Que saibamos respeitar nosso sonhos como casal e individuais.

Que mantenhamos (cara eu peguei uma linha de conjugação verbal aqui que não to conseguindo sustentar rs) NOSSO RISO! A gente ri muito o tempo todo. E é se divertindo com nada que a gente descobre que tem TUDO! Te amo! Parei de pensar no amor pra sempre pra viver o amor de todos os dias. E quando vc ve...3 anos se passaram. 3 anos que te amo toda hora! E que eu peço : fecha a porta pra não entrar mosquito rs não existe conto de fadas. existe respeito, amor e admiração

P.s: perceberam que estou mais madura? Escrevam a palavra "madura" nos comentários preu ter esse Feedback ) @rafaavitti te amo! Te admiro mto! Tu é mo gato pessoalmente".

Declaração de Rafa Vitti

"Minha companheira.... 3 anos juntos hoje... e saldo positivo de uma Clara Maria ?? muuuuuuito aprendizado e muita vontade de fazer dar certo! Parece pouco, mas muita coisa aconteceu nesses 3 anos e a gente evoluiu juntos e individualmente... 3 anos que aprendemos todos os dias a conviver com nossas diferenças...

A gente discute, discorda, briga mas o que gente mais faz é dar risada juntos! A gente se diverte, brinca, se zoa... e quando isso tá acontecendo eu sempre penso " poxa, que foda que a gente ainda se diverte juntos com coisas bobas". Enfim amor, a missão agora é maior e sou muito agradecido pelo nosso caminho e por ter você partilhando da vida comigo...obrigado pela Clara Maria!!!! te amo muito! Que a gente tenha sabedoria pra aproveitar o melhor de nós e seguirmos juntos. Feliz 3 anos meu amorzão".