PUBLICIDADE

Topo

Mulheres inspiradoras

Candidata irlandesa a Miss Universo trabalha como cientista da NASA

Ela luta para que mais meninas tenham acesso à ciência - Reprodução / Instagram
Ela luta para que mais meninas tenham acesso à ciência Imagem: Reprodução / Instagram

De Universa

07/12/2019 15h30

Fionnghuala O'Reilly tem 26 anos e está representando a Irlanda no concurso Miss Universo, que acontecerá amanhã, dia 8 de dezembro. Além de ser a primeira mulher negra a concorrer pelo país, a jovem, de 26 anos, tem chamado a atenção por outro motivo: ela é cientista da NASA. Lá, ocupa duas funções: a de membro do programa Datanaut e a de diretora-executiva do NASA Space Apps Challenge, um departamento que recebe projetos de jovens aspirantes a cientistas.

Em entrevista à revista People, O'Reilly revelou que seu interesse em ciência, engenharia, tecnologia e matemática começou ainda na infância, quando teve o primeiro contato com os assuntos na escola. Embora sonhasse em ser paleontóloga, mudou de ideia com o passar do tempo, depois de realizar atividades na área. "Como uma menina nova, eu sabia que engenheiros criavam coisas, mas não sabia exatamente como era o processo", disse.

A aproximação com estes assuntos foi essencial para definir sua carreira. É com base na experiência pessoal que hoje O'Reillyse dedica a ampliar o contato de meninas com este universo. Pensando nisso, criou a campanha #ReachFotTheStars (que quer dizer "alcance as estrelas") nas suas redes sociais.

Mulheres inspiradoras