Topo

Moda

Estilista de Elizabeth 2ª revela truque inusitado para limpar joias reais

Rainha Elizabeth II participa de sessão do Parlamento britânico para a discussão do Brexit - Tolga Akmen/POOL/AFP
Rainha Elizabeth II participa de sessão do Parlamento britânico para a discussão do Brexit Imagem: Tolga Akmen/POOL/AFP

De Universa, em São Paulo

11/11/2019 16h49

As reluzentes joias da rainha Elizabeth 2ª, além de muito bem guardadas, são minuciosamente limpas por uma de suas assistentes pessoais. Mas o processo de limpeza acaba recorrendo a um ingrediente incomum: uma garrafa de gin.

"Um pouco de gin e água são úteis para trazer um pouco mais de brilho aos diamantes — só não contem isso aos joalheiros", explica Angela Kelly, estilista e costureira da rainha há 25 anos, em seu novo livro "O outro lado da moeda: a rainha, a cômoda e o guarda-roupa".

Apesar da revelação, Kelly garante que as joias são limpas de forma profissional quando necessário: "O joalheiro da rainha vai limpar as pedrarias de forma correta quando houver necessidade. Para mim, é apenas uma questão de poder polir e deixá-las brilhando um pouco mais"

A publicação, que contou com a aprovação da rainha, dá dicas de limpeza e detalhes sobre alguns dos looks reais mais comentados ao longo dos últimos anos.

Outro truque compartilhado pela estilista diz respeito à conservação da réplica do vestido de batismo real, utilizado pelas crianças da família. Para mantê-lo com aparência de novinho, às vezes ela o mergulha em uma tigela com água gelada e um saquinho de chá preto.

Moda