Não deixe a coceira tirar o seu prazer: 5 causas para incômodos na vagina

O sexo foi ótimo, mas você começou a sentir uma coceira chata logo depois? Na maioria das vezes, a sensação desagradável costuma passar tão rapidamente quanto apareceu. Em algumas situações, no entanto, persiste mais do que o esperado.

Estes casos exigem visita ao médico, uma vez que coceira após a relação sexual não é algo comum e pode estar associada a outros sintomas, como corrimento e odor.

A seguir, veja cinco causas prováveis para o incômodo vaginal pós-sexo.

1. Ferimento

A coceira depois da transa pode acontecer por conta de algum machucado que ocorreu na vagina, durante a relação sexual.

Inclusive, a coceira faz parte do processo de reparação da parte afetada e, neste caso, costuma sumir em pouco tempo. Se isso não ocorrer, melhor procurar ajuda médica.

2. Candidíase

Fungos são a causa das infecções genitais mais comuns e a Candida spp (candidíase) lidera o rol de possibilidades.

Além da coceira, que costuma ser intensa, o quadro também apresenta corrimento esbranquiçado grumoso (tipo leite talhado), vermelhidão na vulva (parte externa) e ardência ao urinar. Neste caso, deve-se procurar imediatamente um ginecologista para tratamento específico.

Continua após a publicidade

Já para prevenir, recomenda-se o uso de roupas leves (principalmente no calor), calcinha de algodão e evitar biquíni molhado por longos períodos.

3. Preservativo

Outra possibilidade é alergia ao látex da camisinha. Tal ocorrência é bastante rara, mas quando surgir, a alergia acontece imediatamente durante o ato sexual e evolui com inchaço, vermelhidão e irritação vaginal — que pode ser sentida como coceira.

Não resolvendo os sintomas com a troca de marca ou do tipo de preservativo (optando-se pela versão sem látex), é necessário procurar um médico.

4. Roupa

Além de reação ao preservativo, a coceira também pode ser uma resposta a alguma vestimenta apertada demais ou em contato exagerado com a região íntima.

Continua após a publicidade

Optar por roupas mais leves, não tão justas, pode resolver o problema. Se houver persistência, é preciso buscar por cuidados indicados por ginecologista.

5. Secura vaginal

Quando a vagina fica sem lubrificação, a penetração pode causar microtraumas que, consequentemente, levam à dor e coceira leve.

Conversar com o parceiro sobre "investir" mais tempo nas preliminares para melhorar a lubrificação natural ou usar lubrificante costuma funcionar. Caso contrário, melhor procurar ajuda médica.

Em todas as situações, evite coçar, pois a unha pode machucar a vulva ainda mais e piorar a situação.

Deixe seu comentário

Só para assinantes