Topo

Cansou do salto? Tênis com saia está em alta; saiba como combinar

Getty Images
Imagem: Getty Images

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

03/09/2019 04h00

Levar o filho à escola, seguir para a reunião de trabalho, cuidar do corpo e da casa... Tudo isso usando salto! Aos poucos, as mulheres percebem que a vida multitarefada se adequa cada vez menos aos sapatos altos: o dia a dia agitado pede mais praticidade. É aí que a combinação de saia com tênis entra em cena.

Looks com saia conferem um ar elegante, ao mesmo tempo em que o tênis equilibra o estilo casual, deixando a produção moderna e pronta para qualquer ocasião. Independentemente do comprimento da saia ou do modelo de tênis, a dupla permite criar outfits interessantes, que circulam em vários ambientes e períodos do dia.

"O uso do tênis com saia começou com a tendência dos anos 1980. Pouco a pouco foi conquistando o mundo fashion, porque vivemos em um momento em que buscamos o conforto acima de tudo", afirma Mônica Niculitcheff, assessora de imagem de Embu das Artes (SP).

Tênis com saia: truques para montar o look

Os tênis brancos e pretos são clássicos e podem ser usados com tudo. Já aqueles em tonalidade nude alongam a silhueta e permitem combinações certeiras com saias mais compridas - como o modelo midi por exemplo.

Modelos clássicos como All Star e Adidas Advantage nunca saem de moda, enquanto versões Platform, com solado plataforma, ou daddy shoes, trazem um ar mais moderno à produção. "Se você procura um look mais criativo, opte pelos coloridos e estampados", afirma Mônica.

Para não escorregar no visual, a dica está na blusa: quanto mais ajustada ao corpo, melhor. E nada de peças largas ou por cima da saia: blusas por dentro deixam a silhueta mais acinturada e destacam a parte de baixo da roupa.

Com relação à saia, versões de tecido mais soltinhos no estilo midi ou plissada são mais fáceis de combinar. Aquelas muito justas ou com muita informação, como babados, podem ser mais difíceis de alinhar na hora de se vestir.

A consultora de imagem e estilo Giovanna Grigoletto, de São Paulo (SP), ressalta uma combinação infalível: eleger apenas uma peça que chame a atenção, mantendo o restante do look mais neutro, "como uma saia com textura ou estampa diferente e uma blusa básica. Se ambas as peças tiverem estampas, use uma cor em comum com a blusa", diz.

Tênis com saia midi

A saia queridinha das brasileiras nas últimas estações faz ótima parceria com tênis. E quanto mais ajustadas ao corpo, mais opções de blusas permitem combinações para todos os estilos, e casam bem até com modelos de tênis abotinados.

Este comprimento de saia também é ideal para o trabalho. Nesse caso, é preciso apenas ter cuidado ao escolher o tênis. "Temos que lembrar que é um ambiente profissional e, por isso, estão proibidos tênis sujos, desgastados, rasgados, que transmitem a imagem de desleixo. Assim como as saias transparentes, curtas e fendas profundas", analisa Mônica.

Elegância certa com a saia plissada

Este modelo clássico de saia ganha charme com um par de tênis. Além de descolado, o tênis deixa o visual mais jovem e contemporâneo. Mas, como a saia por si só chama atenção, a ideia é aliar roupas mais neutras à produção, tanto na blusa quanto nos pés.

Mesmo assim, é possível inovar: "aposte nas t-shirts com nozinho na lateral ou numa blusa básica com cinto. A terceira peça também funciona, seja um cardigã ou jaqueta jeans", revela Giovanna.

De olho na saia mullet

A saia de comprimento irregular, em geral mais curta na frente e comprida atrás, entrou novamente no radar das fashionistas. O recorte diferenciado da saia mullet evidencia ainda mais o tênis escolhido.

Mas para o look não ficar over, o macete é escolher peças minimalistas: se a saia tiver babados, por exemplo, uma boa opção são as blusas básicas e tênis mais discretos. Já uma saia lisa e fluida pede tops com mais detalhes e tênis com design atrativo.