Topo

Atriz lembra estupro aos 14 anos: "Em casa, onde eu deveria estar segura"

A atriz Helena Fernandes - Globo/Estevam Avellar
A atriz Helena Fernandes Imagem: Globo/Estevam Avellar

Da Universa

27/08/2019 12h03

A atriz Helena Fernandes, no ar como Eugênia na novela "Bom Sucesso", participou do "Encontro com Fátima Bernardes" de hoje e abriu o jogo sobre um tema delicado de sua biografia: estupro.

Durante conversa sobre o tema com ativistas e psicólogos, ela contou que foi estuprada inúmeras vezes na adolescência, por uma pessoa com quem convivia dentro de casa.

"Eu vivi isso aos 14 anos, dentro da minha casa, um lugar onde eu deveria me sentir segura. E não foi uma vez só, foi uma coisa constante", relatou.

Helena também tentou desmistificar a figura do estuprador desconhecido, que aborda as vítimas em uma rua escura: "Às vezes [o agressor] é aquele tio ou aquele avô que é tão querido, mas tão querido, que contar o que aconteceu vai abalar a família toda e você é desencorajada a falar. É o famoso 'senta aqui no meu colo'".

A atriz de 50 anos aproveitou para alertar outras vítimas sobre a importância de denunciar o estupro ou, pelo menos, se abrir para pessoas próximas.

"Não se fala de abuso sexual e de estupro com clareza até hoje. Nós vivemos numa sociedade machista doente e tóxica, em que o homem ainda acha que pode fazer isso porque a mulher decidiu colocar uma roupa mais ousada", criticou. "Guardar pra gente não ajuda em nada. Nós somos vítimas".

O alerta recebeu apoio da apresentadora, Fátima Bernardes, que elogiou a coragem da convidada e disse que a fala dela é muito importante, afinal outras vítimas de estupro podem se sentir representadas.