Topo

Nos EUA, mulheres finalmente são consideradas tão competentes quanto homens

Em 1946, apenas 35% dos norte-americanos acreditavam na igualda de competências; hoje são 86% - iStock
Em 1946, apenas 35% dos norte-americanos acreditavam na igualda de competências; hoje são 86% Imagem: iStock

Da Universa

05/08/2019 10h35

A desigualdade salarial e os outros obstáculos que as mulheres enfrentam no mundo do trabalho ainda são uma realidade no Brasil e no mundo, mas o cenário dá sinais positivos de mudança -- pelo menos nos Estados Unidos.

Um estudo feito pela Associação Americana de Psicologia mostra que, em 2018, 86% dos norte-americanos acreditam que as mulheres têm a mesma competência que os homens quando o assunto é mercado de trabalho.

Para se ter uma ideia do crescimento do índice, em 1946, quando a pesquisa foi feita pela primeira vez, apenas 35% dos entrevistados acreditavam que um gênero é tão competente quanto o outro.

A pesquisadora Alice Eagly, da Northwestern University, comandou a pesquisa que avaliou 30 mil norte-americanos. Na entrevista, eles tiveram que indicar se acreditavam que as características sensibilidade, ambição e competência estavam mais presentes nos homens ou nas mulheres.

Assim, o estudo revelou outro detalhe importante sobre a percepção dos entrevistados sobre os gêneros: enquanto 5% disseram que os homens são mais inteligentes, quase o dobro (9%) classificou as mulheres como vencedoras nesta categoria.