Topo

Iris Apfel doa acervo a galeria de museu que receberá seu nome

Iris Apfel terá espaço que leva seu nome em museu - Reprodução/Instagram @iris.apfel
Iris Apfel terá espaço que leva seu nome em museu Imagem: Reprodução/Instagram @iris.apfel

De Universa

04/08/2019 16h12

A artista Iris Apfel, com 98 anos recém-completados, terá seu nome e a de seu marido, Carl, numa galeria do Peabody Essex Museum, um importante museu localizado em Salem, Massachusetts. A designer americana doou para o espaço cerca de 90 looks, além de mil peças que pertenceram ao seu companheiro, morto em 2015.

A Iris and Carl Apfel Gallery abrirá suas portas em 28 de setembro como parte de uma ala inédita do museu. Antes, no dia 21 do mesmo mês, convidados poderão conferir uma amostra de 15 looks que farão parte da coleção permanente.

Apfel contribui para o espaço há 10 anos, desde que a bem-sucedida exposição "Rare Bird of Fashion: Irreverent Iris Apfel". A galeria faz parte de uma ala de US $ 150 milhões que foi projetada pela Ennead Architects de Nova York.

Nascida em Nova York, Iris já foi tema de peça de teatro, e também de uma exposição no Metropolitan Museum of Art, em 2005. Estrelou documentários sobre seu estilo e, em 2018, criou uma boneca Barbie semelhante à sua imagem.

Numa entrevista recente à "The Sidney Morning Herald", Iris afirmou que "se aposentar cedo é um destino pior do que a morte", e que nunca planejou se tornar uma das nonagenárias mais famosas do mundo.