Juiz é suspenso após falar que vítima de abuso deveria fechar as pernas

Vítima de um abuso sexual, uma mulher buscou a justiça de Nova Jersey, nos EUA, para pedir medida protetiva contra seu agressor, mas ouviu do juiz que ela poderia "fechar as pernas" para evitar que o crime se repetisse.
O caso aconteceu em 2016. John Russo, que proferiu a frase infeliz, está de licença administrativa desde o ano passado, mas esta semana um comitê de ética recomendou à Suprema Corte do estado sua suspensão, não-remunerada, de três meses.
Durante a audiência, a mulher estava descrevendo como o abusador agiu, quando Russo perguntou: "Você sabe como impedir alguém de ter relações sexuais com você?"
A vítima respondeu que um dos métodos seria fugir, mas o juiz complementou: "Fechar as pernas? Chamar a polícia? Você fez alguma dessas coisas?".
Processado, Russo justificou numa audiência que estava buscando mais informações sobre o caso e que não estava tentando humilhar a mulher.
Na decisão desta semana, o comitê de ética escreveu em sua recomendação que a conduta de Russo não foi apenas descortês e inapropriada, mas também notória, dando potencial para que a vítima sofresse uma nova agressão.
Além da suspensão, Russo deverá participar de treinamento sobre "comportamento adequado no tribunal". Ele poderá contestar a decisão numa audiência final, em julho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.