Topo

Jovem é suspensa de escola após usar calça com rasgo que "expôs" seu joelho

Da Universa

20/09/2018 17h24

Melissa McKinlay convocou o conselho da escola de sua filha após a jovem ser suspensa por ter usado uma calça jeans com um rasgado no meio, que expunha seu joelho -- algo que teoricamente ia contra o “código de vestimenta” da instituição.

A mãe, que é também prefeita do condado de Palm Beach, nos Estados Unidos, usou o Facebook para contar (e contestar) a história que levou a suspensão -- semelhante a de outra jovem em um shopping em Alabama.

Veja também 

“Um dos administradores, do sexo masculino, foi à sala de aula e disse que ela precisaria levar em conta os garotos da sua sala de aula e os seus hormônios na hora de escolher seu guarda-roupa. Logo depois, a tirou da turma e a deixou na suspensão pelo resto do dia”, escreveu ela, que complementou dizendo que a filha perdeu os testes e um dia inteiro de aula por isso.

Na publicação, Melissa colocou em discussão o porquê de o responsável pela punição ter feito isso com sua filha por ela estar apenas com o joelho à mostra: “Ele puxou os meninos que estavam de shorts para fora da sala de aula também? Com os dois joelhos à mostra?”, questionou ela.

O incentivo do machismo e da culpabilização da vítima foram outros pontos abordados por Melissa em sua publicação.

"Mas por que ela deveria se preocupar em se vestir de certa forma para reduzir o comportamento potencial de um menino? Então, é culpa dela se o menino a toca por causa do que ela estava vestindo?", continuou.

Após a repercussão do caso, Mary Stratos, diretora da escola, se manifestou dizendo que o código de vestimenta é “neutro em relação ao gênero dos alunos” e que roupas rasgadas ferem, sim, as normas.

“Minha filha realmente violou o código de vestimenta de sua escola e ela vai suportar as consequências disso. Mas essa violação não explica a experiência a qual ela foi exposta”, concluiu Melissa, que entrou em contato com distrito escolar.