Ex-eletricista, modelo gaúcho deixou fiações ao ser descoberto em festival
Natural de Rolante, município no Rio Grande do Sul com pouco mais de 20 mil habitantes, Rafael Breier, 30 anos, deixou de lado os chuveiros, lâmpadas e fiações de sua antiga profissão — a de eletricista — pelas passarelas das semanas de moda internacionais.
Rafael, que nunca teve afinidade com o mundo fashion, cresceu com a mãe comerciante, o pai encanador e o tio eletricista. Quando se formou no ensino médio, fez um curso de eletrotécnica e seguiu na área por cinco anos.
"Sempre ajudei meu pai com o serviço hidráulico. Como mexia com os dois, acabei optando pelo que mais me atraía, que era a eletricidade", relembrou em entrevista ao UOL.
Veja também
- Diversidade na moda: modelo deficiente auditivo estreia na SPFW
- De topless, Lais Ribeiro estampa edição cobiçada da "Sports Illustrated"
- Isabeli Fontana revela que experimentou Ayahuasca: "Mexeu muito comigo"
"O dia a dia era bom: eu trocava fiações elétricas, instalava redes novas e fazia muitas trocas de chuveiro e lâmpadas. Eu fazia o trabalho com facilidade. As pessoas têm medo de tomar choque, não passam nem perto de um fio elétrico", comentou, entre risos.
O pulo do gato
Com um empurrãozinho do acaso, no entanto, Rafael trocou os fios e ferramentas pelas passarelas.
"Durante as férias, estive com amigos em um festival de música no litoral gaúcho chamado Planeta Atlântida, onde fui abordado por um olheiro. De cara, recusei o convite e não quis dar muita bola, mas algumas pessoas próximas me incentivaram a ir atrás".
Por muito pouco, a oportunidade não se perdeu para o modelo. Mas ele voltou atrás e deu o pontapé para que sua rotina mudasse drasticamente.
"Resolvi arriscar e, daí em diante, tudo aconteceu muito rápido: em dois meses, eu já estava morando em São Paulo".
Mas, o que atraiu um eletricista realizado para o mundo da moda? Segundo ele, a possibilidade de viajar o mundo e conhecer novas culturas.
"Sempre gostei do meu trabalho com elétrica. Se você faz o que gosta, será feliz. Quando optei pela moda, não sabia o que me esperava, mas me identifiquei com a carreira e estou feliz com os resultados".
Até agora, Rafael já acumula no currículo trabalhos em Milão e Paris, campanhas de grifes como Michael Kors e Ralph Lauren, e desfiles para Giorgio Armani, Vivienne Westwood e a alta-costura da Dolce & Gabbana.
Agenciado pela WAY Model, ele mudou-se recentemente para Nova York e, em breve, passará uma temporada em Londres. E o cara que antes nem mesmo conhecia grandes marcas hoje só tem um sonho: "Estrelar uma campanha de perfume".
Para alguma delas, claro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.