'Repito muita roupa e ninguém percebe', diz dona de armário só com 31 peças
Com a desculpa de que precisava estar sempre impecável para o trabalho, na época como produtora de moda, Silvia Henz, 29, costumava comprar roupas quase todos os dias. Até que resolveu dar um basta no consumismo e hoje vive com uma guarda-roupa com 31 peças.
“As pessoas se surpreendem quando digo que tenho um armário-cápsula [com número reduzido de peças]. Repito muita roupa e ninguém percebe.”
A seguir, ela fala da mudança de comportamento e dá dicas de como usar os mesmos looks com criatividade.
“Era produtora de moda e fazia muitos eventos. Chegava a usar três roupas diferentes por dia, por causa do trabalho.
Era muito consumista, o que começou a mudar em 2013, quando minha casa passou por uma reforma, prevista para durar três semanas.
Separei, em uma caixa, as peças que mais usava no dia a dia. Os meses foram passando, a reforma não acabava e percebi que as roupas separadas me atenderam muito bem. As outras não fizeram falta. Entendi que precisava mudar e, aos poucos, fui me desfazendo das minhas coisas.
Veja também:
- Guarda-roupa cheio e não tem o que usar? Armário-cápsula pode ser a solução
- Repeteco: Kirsten Dunst vai a evento com mesmo vestido usado 13 anos atrás
- Cresce serviço de aluguel e comércio de artigos de luxo usados
Durante esse processo, alguns amigos comentaram que uma blogueira norte-americana estava fazendo sucesso ao mostrar como vivia com poucas roupas. Eu me inspirei na ideia e assim montei o meu primeiro armário-cápsula, no inverno de 2015.
Hoje já estou no meu sexto e sempre separo as peças por estação, as quais preciso usar por três meses. Não compro nada nesse tempo, e as coisas que ficam de fora, eu vendo, guardo em malas ou doo.
Um exercício que proponho para quem tem medo de desapegar é: coloque todas as suas roupas em cabides virados para o lado direito.
Toda vez que usar uma peça, vire o cabide. Depois de três meses, observe os cabides virados. Você notará que há roupas que você praticamente não usa, que você repete muita coisa e que poderia viver com bem menos.
Atualmente meu armário-cápsula de verão tem 31 peças, incluindo duas bolsas e três calçados, sendo um tênis branco, um sapato preto fechado e uma sandália tipo birken.
Tenho seis calças, um short boyfriend, duas jaquetas, uma camisa jeans, dois blazers, um casaco de tricô, um vestido dupla-face, um body, seis regatas, uma blusa de gola alta e quatro camisetas.
As pessoas ficam surpresas quando digo que tenho 31 roupas. Elas dizem que sou muito estilosa e que estou sempre com looks diferentes, mas a verdade é que repito muita roupa e ninguém percebe.
O segredo para repetir roupas é ter uma base muito básica, 80% da minha cartela de cores é neutra. Os outros 20% são tons chamativos, como azul, laranja e dourado.
Os tecidos precisam ser de ótima qualidade, e a modelagem tem de ser perfeita, a ponto de parecer que a roupa foi feita para você.”
Truques para repetir roupa com estilo
- A roupa só é a base, é muito importante variar nos acessórios e variar cabelo e maquiagem.
“Vá trabalhar com o cabelo solto e uma make leve em um dia. No outro, use o mesmo look e coloque um lenço na cabeça, um colar grande e um batom chamativo. Ninguém vai reparar na roupa repetida.”
- Dobre a barra da calça para ficar curta, tire a meia e use com tênis ou sapato.
“Esse truque dá uma alongada no corpo e confere um ar mais despojado e informal.”
- Faça um nó na pontinha da regata ou camiseta de algodão, para ela ficar mais curta.
- Pegue uma camisa jeans aberta e dê um nó em cada ponta. Ela ficará parecendo uma jaquetinha.
- Invista em blusões e vestidos de dupla-face, que não se limitam a uma estação, e podem ser usados com meia-calça, no inverno, e com as pernas à mostra, no verão.
- Use uma camisa com os primeiros botões abertos, mostrando uma lingerie colorida. Outra opção é repetir a mesma camisa com os botões fechados até o colarinho.
- Transforme o vestido em uma saia usando uma camiseta por cima.
- Use uma segunda pele estampada embaixo de uma blusa lisa.
- Lenço é um truque salvador de estilo. Use-o amarrado na bolsa, como cinto, debaixo do chapéu ou no estilo turbante.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.