Creche raspa a cabeça de menina birracial sem autorização por "higiene"
A americana Denise Robinson está processando a creche que cuidava de sua filha, a Little Heroes Group Home, no estado de Massachussetts, por agressão física. De acordo com a mãe, eles rasparam a cabeça de Tru, de 7 anos, sem o consentimento dela.
Veja também
- Racismo em livro escolar não é único desafio da mãe que fez denúncia
- Colégio pede que mães busquem crianças com roupas menos curtas e decotadas
- Meninas negras são vistas como 'menos inocentes' do que brancas, diz estudo
- Após suspensão de alunas, meninos protestam com roupas femininas em colégio
Denise ainda contou à filial da rede de tevê CBS em Boston que a equipe da instituição a informou que o cabelo de sua filha teve que ser cortado por questões de higiene. "Não havia nenhum motivo de higiene para raspar a cabeça da minha filha. Nenhum piolho, percevejo, nem um look Rasta", disse.
O advogado da família, Richard Kendall, afirmou ainda que um voluntário do salão onde Tru teve os fios cortados disse à menina que, se raspasse a cabeça, seu cabelo cresceria liso.
À rede de tevê a cabo local NECN, a mãe falou: "Estou muito aborrecida. E não deixarei de estar aborrecida porque sinto que minha filha foi agredida e violada".
Em um comunicado à imprensa americana, a Little Heroes afirma: "Decisões a respeito dos cuidados pessoais são baseadas em uma série de fatores, incluindo higiene. Não podemos dar nenhuma informação sobre um indivíduo que é parte do programa por causa de leis federais e estaduais. Mas uma revisão das circunstâncias [do caso] está em andamento para determinar o que aconteceu e, se necessário, uma atitude apropriada será tomada".
A Little Heroes é uma creche intensiva para garotos e garotas de idades entre 5 e 11 anos, segundo seu site, com "problemas sociais, emocionais, comportamentais ou de saúde mental". Ela é administrada pelo Justice Resource Institute, uma organização sem fins lucrativos que "oferece serviços ambulatoriais de saúde mental para comunidades carentes".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.