Topo

Morre Si Newhouse, dono da Condé Nast, editora da "Vogue" e outros títulos

Si Newhouse, dono da Condé Nast - Divulgação/Condé Nast
Si Newhouse, dono da Condé Nast Imagem: Divulgação/Condé Nast

Do UOL, em São Paulo

01/10/2017 16h09

Morreu neste domingo, aos 89 anos, Samuel Irving "Si" Newhouse Jr., dono da Condé Nast, uma das principais editoras do mundo, que detém títulos como "Vogue", "Glamour", "GQ", "Allure", "The New Yorker", "Vanity Fair", "W", "Wired", "Architectural Digest" e "SELF". Em comunicado, a família disse que ele morreu em sua casa, em Nova York.

Ao lado do irmão, Donald, Si estava à frente da empresa há mais de 40 anos. Ele foi o responsável pela expansão da editora e por importantes aquisições, como a compra da "The New Yorker" e o relançamento da "Vanity Fair", nos anos 1980 e 1990. 

"Si Newhouse foi o mais extraordinário líder", escreveu Anna Wintour, editora-chefe da "Vogue" americana. "Onde ele nos liderou, seguimos sem questionar, simplesmente porque ele punha fé em nós. Si nunca olhou números e estatísticas, ele seguia seu instinto e esperava que fizéssemos o mesmo. Ele era rápido em nos encorajar a correr riscos e efusivo em seus elogios quando tínhamos resultado. Esse homem humilde, generoso e idiossincrático, possivelmente a pessoa que menos julga os outros que eu já conheci, preferiu a família, os amigos, a arte, os filmes e seus amados pugs aos flashes do mundo da mídia de Nova York. Sua personalidade moldou toda a companhia; tudo foi por causa dele", completou.