Estampa vichy: como combinar o xadrez de piquenique que é aposta da estação
A padronagem vichy será uma das principais tendências do verão. Por isso, resolvemos dar uma mãozinha e montar um dossiê salva-vidas para quem quer adotar esse xadrez simples de duas cores, mas ainda não está muito familiarizada.
A padronagem foi criada na cidade francesa de Vichy e, por isso, ganhou esse nome. Geralmente, tem branco e outra cor, e o tamanho pode variar, mas o mais usado é o pequeno, como nas toalhas de piquenique. Por ter sido imortalizado por Brigitte Bardot e Audrey Hepburn, esse xadrez dá ar vintage ao look, mas também delicado.
Essa estampa fica ótima em looks descontraídos, como para um passeio no parque ou uma ida à praia, acompanhado de bolsas de palha e sandálias baixas de tiras. Mas também pode ganhar ares mais urbanos, modernos e até formais em combinações com peças esportivas, rock’n'roll ou de alfaiataria. Veja como:
Preto e branco com outra peça lisa
O jeito mais fácil é usar o vichy preto e branco combinada a outra lisa nos mesmos tons, explica a stylist e produtora de moda Gabriela Casartelli. Funciona igualzinho às listras e bolinhas P&B. Olha só como fez a Jade Seba:
Preto e branco com ponto de cor
Para não ficar um look muito tradicional, você pode incorporar um ponto de cor. Por exemplo: você pode usar uma blusa de vichy azul e branco com uma calça vermelha para um visual navy, como lembra a blogueira Luiza Sobral. "Pode ser também um acessório colorido, que dá um up no look”, comenta Gabriela. Aposte em bolsas e sapatos coloridos, mas também em uma bandana colorida usada como choker, óculos grandes, cintos ou pulseiras coloridos. Anna Fasano combinou com a parte de baixo vermelha:
Em looks formais
O vichy não precisa obrigatoriamente ter aquele ar piquenique. "Uma forma de deixar a estampa um pouco mais formal é investir em peças com modelagem tradicional, como camisas e calças de alfaiataria. Use com blazer, escarpim e tons mais sóbrios para tirar a cara de descontração”, comenta Gabriela. Luiza sugere combinar saia lápis bem sequinha vichy com camisa preta. A blogueira Helena Bordon optou pela clássica camisa branca com blazer estampado:
Com peças rocker
O vichy também tem aparecido aliado a peças mais rock’n’roll. Gabriela explica que essa tendência começou quando a Miu Miu lançou sapatilhas cheias de tachas e faixas de vichy. A partir daí, a moda virou misturar a estampa com peças num estilo de roqueiro, como jaqueta de couro, camisetas com pedrinhas e botas ou coturnos. Quem fez isso superbem foi a Jade Seba:
Com peças esportivas
Um jeito bem moderno de usar o vichy é combinar com peças esportivas. Gabriela diz que, se você quer pegar mais leve, basta inserir um tênis bem esportivo. "Pra quem é mais ousada, combinar com calças de abrigo pode ser uma boa forma de sair do óbvio.”
Com outras estampas
O vichy é uma estampa gráfica que pode ser facilmente combinada com outras. O jeito mais fácil é usando as mesmas cores em uma estampa floral ou listras. "Se a peça é preta e branca, buscar outras que tenham essas duas cores é perfeito", explica Gabriela. Você também pode brincar com os tamanhos: se o vichy é pequeno, busque estampas maiores, e vice-versa. Bruna Marquezine combinou com outra P&B:
Look total vichy
"Um look total vichy pode parecer ousado, mas é ótimo para alongar a silhueta”, afirma Luiza. Thássia Naves mostra o resultado:
Com patches ou bordados
Os patches e bordados tomaram conta da moda nas últimas estações. Luiza Sobral optou por uma blusa vichy azul e branco com aplicações em vermelho, e ainda arrematou com uma bolsinha de palha, que promete ser outro hit quando o calor chegar com tudo:
Em blusas de babados ou camisaria desconstruída
O ideal é combinar com uma parte de baixo menos volumosa, lembra Luiza. Veja a blusa supervolumosa e de mangas bufantes de Camila Coelho:
No look festa
A estampa pode fazer parte até de um look de festa. Lalá Noleto mostra que fica lindo:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.