Estudante levanta questão do racismo contra asiáticos em TCC e viraliza
Aluno de Comunicação Social da Universidade de Brasília, Vinicius Chozo resolveu usar sua realidade para desenvolver um trabalho de conclusão de curso criativo e com um importante alerta. Você já pensou que pode estar sendo preconceituoso e racista com asiáticos? Ou quanto pode ser alvo disso?
"Precisamos falar sobre expressões, estereótipos e microagressões do preconceito e do racismo anti-asiático que estão naturalizadas nas nossas estruturas e relações sociais. ‘Abre o olho você!’, meu projeto de conclusão do curso de Com. Social - Publicidade, UnB", apresentou o estudante de 24 anos. Os desenhos, compartilhados no Facebook, abordam frases que todo descendente de asiáticos já ouviu por aqui.
Em entrevista ao UOL, Vinicius afirma que o projeto surgiu por conta de inquietações em relação a essas expressões. "Muita gente deixa passar, levam na esportiva. A gente cresce ouvindo esse tipo de preconceito. É bem difícil que um asiático-brasileiro não tenha vivenciado isso", afirma.
Os ataques já são tema de debates dentro dos movimentos asiáticos-brasileiros, como os grupos Perigo Amarelo, Asiáticos pela Diversidade, Plataforma Lótus, blogs como Outra Coluna, nos canais de YouTube, como Yo Ban Boo, que também motivaram Vinicius a criar mais um canal para que essa realidade fosse exposta e denunciada.
Reações
A postagem já conta com mais de 7 mil reações e várias mensagens elogiosas, além de muitos relatos de quem já sofreu esse tipo de problema na pele.
"Não esperava uma reação tão positiva em Facebook e Twitter e dos veículos de comunicação. Fiquei feliz e surpreso. A grande maioria foi positiva, de pessoas que se identificaram e sentem que ganharam uma voz. Há também negativas, que vejo como um reforço a necessidade deste projeto", conclui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.