Assim como Carol Celico, não fique culpada por tirar "férias" dos filhos
Curtindo alguns dias de folga na Grécia ao lado do namorado, Eduardo Scarpa, Carol Celico publicou algumas fotos no Instagram e foi bastante criticada pelos internautas por ter viajado sem os filhos. Como resposta, a empresária publicou uma foto de Luca, de nove anos, e Isabella, de seis, e disse que só viaja sem os dois porque eles estão com o pai, o jogador Kaká.
Luciana Rocha, que é psicóloga perinatal e autora do projeto "Tons da Maternidade", explica que comentários assim acontecem porque a sociedade, de forma geral, esquece que aquela mãe vai continuar sendo mulher, independente dos filhos.
"Existe uma máxima dizendo que, depois que os eles chegam, morre a mulher para nascer uma mãe, que vai aplicar toda a sua energia em prol da maternidade. Assim como Carol, entenda que este não é o caminho", avalia. A especialista deu outras dicas sobre como lidar com a situação. Confira!
1. Não foque apenas na maternidade
Temos vários papéis na sociedade: somos mulheres, mães, profissionais, filhas, esposas, entre outros, e nunca seremos completas se alimentarmos apenas um desses aspectos de nossa personalidade. Todos eles precisam de atenção e é um erro achar que o fato de ser uma mãe já é o suficiente para atingir a felicidade. Cuide e dê atenção a todos esses outros lados.
2. Confie em sua rede de apoio
Aceitou que é possível viajar sem os filhos? Chegou o momento de entender que você não está deixando a sua criança com qualquer pessoa, mas com familiares ou amigos confiáveis e que também o amam. A própria Carol Celico entregou os filhos aos cuidados do pai, que é justamente a pessoa com quem ela divide essa responsabilidade. Além de Kaká, avós, tios e até a babá certamente vão dar muito amor e carinho. Fique tranquila e aproveite!
3. Aceite a separação
Um dos maiores problemas de quem conseguiu viajar sem as crianças é consegui relaxar. De acordo com Luciana, isso tem relação com a separação dos corpos, mesmo. "Foram nove meses unida com aquele ser e, depois que ele nasce, existe todo um processo interno para entender essa separação de corpos, algo extremamente doloroso", diz.
4. Curta o momento
Aproveite a viagem para relaxar. Em seu blog, a atriz Fernanda Rodrigues conta que um erro que aprendeu após a sua primeira viagem romântica com o marido, quando a filha ainda era pequena, é evitar fazer chamadas de vídeo com a criança.
"Pior coisa foi ver meu bebê ali do outro lado do computador e não poder pegar, dar um abraço, um cheirinho… e pra ela também não foi bom não! Lembro que ela esticava os bracinhos pra mim e falava: mama mama! Que aperto no coração… quase morri de chorar!", contou.
5. Planeje novas escapadas
Apesar da culpa que assumiu sentir, Taís Araújo viajou com duas amigas para o Deserto do Atacama, no Chile, e amou a experiência. Tanto que planeja repetir o programa a cada dois anos. "Voltei pra casa mais forte, feliz, potente e descansada pra seguir a vida que eu escolhi: ser mãe, esposa, profissional e mulher", escreveu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.