Site oferece versões mais baratas e sustentáveis para roupas de marcas famosas

Um site norte-americano decidiu incentivar o consumo de moda sustentável de uma maneira polêmica: oferecendo opções similares mais baratas a peças de marcas famosas e pouco “verdes”.
Com a iniciativa “Use isto, não aquilo”, o site “Fashioning Change” apresenta argumentos para a substituição das marcas, além do preço mais baixo, como a origem dos produtos, a presença de matérias-primas de origem animal, o uso de pesticidas, a transparência na rede de fornecedores, entre outros fatores relacionados à proteção do meio ambiente e aos direitos humanos.
O site coloca lado a lado peças similares em termos de estilo e design e lista os motivos que devem levar os internautas a praticar compras “do bem”. Entre as marcas que não são recomendadas estão nomes fortes da moda como Calvin Klein, Chloé, Diesel, Donna Karan, Gucci, Louis Vuitton, Michael Kors, Prada e Ralph Lauren. A lista também inclui redes de fast fashion, com Zara, Forever 21 e Gap.
Comunidades artesãs do Jalapão, no Tocantins, estão entre os produtores beneficiados pela causa, fornecendo palha para os acessórios da Aurea, uma das 49 marcas recomendadas por seu comprometimento ético. A "princesa" da moda sustentável, Stella McCartney, não está entre elas.
Para navegar, os consumidores precisam se cadastrar gratuitamente e responder um questionário que ajuda a personalizar as sugestões de acordo com seu estilo e gosto pessoal.
Todas as peças sugeridas como alternativas sustentáveis estão à venda diretamente pelo “Fashioning Change”. A entrega, no entanto, é de responsabilidade de cada marca. Várias delas enviam para fora dos Estados Unidos, mas nenhuma para o Brasil.
LEIA MAIS SOBRE MAIS MODA SUSTENTÁVEL
- Stella McCartney grava vídeo contra uso de couro e pele de animais
- Crueldade com animal pela moda é tema de manifestação durante SPFW
- Instituto brasileiro pró-sustentabilidade quer "nova era da moda"
- Lixo vira moda nas mãos de estilista brasileira; peças vão a exposição
- Países nórdicos se unem em novo "código de conduta" para a indústria da moda
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.