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Nova York decreta, Londres confirma: laranja é "a" nova cor da moda

CAROLINA VASONE

Editora de Moda, Beleza e Casamento do UOL

20/09/2011 12h55

Marc by Marc Jacobs foi quem catapultou o laranja como "a" cor do próximo Verão 2012 na semana de Nova York. A segunda grife do estilista Marc Jacobs, o grande lançador de modas desde que, há quase vinte anos, colocou o grunge nas passarelas (em 1993, via Perry Ellis), usou a cor em praticamente toda a sua coleção, com mudanças de tons e de materiais em peças que variavam de um maiô a um paletó masculino.

Se a "alaranjada" geral da moda ficou evidente na marca mais casual de Jacobs, se repetiu com diversas nuances em muitas coleções da temporada nova-iorquina e, agora, na semana de moda de Londres. Oscar de la Renta, Carolina Herrera, Mathew Williamson, Carlos Miele e Vivienne Westwood apostaram no laranja, cada um a seu modo.

Atalho divertido e barato para seguir as últimas tendências lançadas onde quer que seja, a cor da próxima estação é informação preciosa a se ter na hora de fazer as próximas compras. Se os tons de roxo (lá atrás, há uns quatro anos), de pink (lembra?) e azul, mais recentemente, já tiveram seu reinado, é do laranja agora o posto máximo na cartela de cores fashion.

Como as coleções das temporadas internacionais só chegam às lojas da Europa e dos EUA no ano que vem (ao Brasil, muitas nem chegam, por falta de loja própria ou revenda), basta garimpar,  nas coleções atuais brasileiras, uma boa peça em laranja para receber comentários sobre seu "olho para moda" nas próximas festas, reuniões com amigos ou até almoço do trabalho (neste último caso, prefira os tons mais suaves de laranja). Sentada na primeira fila do desfile de Mathew Williamson, em Nova York, Anna Wintour, a poderosa editora da Vogue América, já exibiu seus conhecimentos de tendência com um lenço - adivinhe de qual cor? - laranja no pescoço. Fica a dica.