Topo

Folclore e poesia do cinema inspiram inverno rico de Herchcovitch

CAROLINA VASONE

Do prédio da Bienal

18/01/2010 20h04

Alexandre Herchcovitch deixou boquiabertos muitos fashionistas com anos de primeira fila na tarde desta segunda, quando apresentou seu desfile para o Inverno 2010 no São Paulo Fashion Week. “Muito bonito”, era o que se repetia na sala de imprensa, num tom quase de confissão amorosa, acompanhada de um grande suspiro.

  • Alexandre Schneider/ UOL

    Alexandre Herchcovitch apresenta coleção rica e bela. Na foto, a modelo Isabeli Fontana

Foi, de fato, muito bonito o que Herchcovitch criou para as mulheres vestirem na próxima estação. O exotismo da roupa folclórica, a sedução à moda antiga dos bordados com pedrarias (cristais Swarovski), a graciosidade dos babados e plissados pequenos se fundiram à alfaiataria revisitada, ao rigor de uma modelagem impecável e contemporânea, quase agressiva em alguns momentos. O resultado é complexo mas não difícil. Pelo menos não aos olhos, que enxergam com prazer a imagem de uma mulher extremamente feminina, enfeitada, rica, mas também intelectualizada e que respira os “ares” de seu tempo.

 

Este espírito é sintetizado em peças como o casaco-vestido de lã preto cuja continuação vira a barra de um vestido em azul clarinho, com bordado de pedrarias e de um arabesco em azul marinho. O tom folclórico, vindo do cinema de Sergei Paradjanov (considerado um dos cineastas mais importantes do século 20), aparece tanto nos bordados quanto na estamparia em tons de azul e vermelho. As rendas que completavam um pedaço das saias de vestidos e de corpos de casacos também bebiam da mesma fonte da cultura da Armênia e da Geórgia, o primeiro, país de origem dos pais de Paradjanov e o segundo, país onde o cineasta nasceu, na época da União Soviética.

 

Xadrez em vermelho e preto, cinza claro, preto, estampas em azul e vermelho, lilás arroxeado, cinza com preto na padronagem de espinha de peixe compõem a cartela de cores, com destaque para os tons mais escuros.

 

No final do desfile, a série de vestidos em preto é de tirar o fôlego: a começar pelos modelos em renda transparentes e com cristais bordados e finalizando com o vestido volumoso, armado, com grandes paetês que formam efeito de escama de peixe na parte de cima e babados e bordados ao longo do corpo.