Topo

SPFW termina e propõe babados, vestidos e macacões para o verão 2009

Babados  e macacões são tendências para o Verão 2009 - Alexandre Schneider/UOL
Babados e macacões são tendências para o Verão 2009
Imagem: Alexandre Schneider/UOL

CAROLINA VASONE<br>Editora de UOL Estilo

24/06/2008 02h45

Mais uma edição do São Paulo Fashion Week terminou, na noite desta segunda (23), depois de quase meia centena (foram 49) de desfiles apresentados desde a última terça (17). Na temporada em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, o evento contou com participação especial do estilista japonês Kenzo na platéia de alguns desfiles (ele também deu palestra) e de Gisele Bündchen na passarela, como sempre responsável por comoção no desfile da Colcci, que resolveu sair do Fashion Rio para se apresentar na semana de moda paulista. Entre as estréias e reestréias, a carioca Blue Man voltou para terras paulistas. A também carioca Reserva criou boa moda masculina jovem para seu primeiro desfile no SPFW. Ainda, a Rosa Chá lançou linha de moda praia para homens e colocou um modelo nu para tomar uma ducha em plena sala de desfiles. A Neon também despiu duas modelos negras, seminuas, que fizeram parte da performance para o verão da grife.

Com poucas polêmicas dentro ou fora das passarelas, o assunto que proporcionou mais debate na temporada foi gerado por uma tcheca; a top model Karolina Kurkova, que, garantem as línguas anoréxicas da moda, estava fora do peso ao desfilar de biquíni para a Cia. Marítima. Isso, claro, considerando os padrões de magreza das modelos (profissão de Kurkova, que ganha milhões para ser, basicamente, magra e bela).

 

SPFW: Carolina Vasone e Mariana Rocha comentam o evento
COMENTE E ENVIE O VÍDEO


As roupas e a moda

Representantes oficiais da "elite fashion" do país, as marcas participantes do SPFW mostraram, no geral, mais roupa do que criações que promovessem grandes rupturas na moda para o verão de 2009.

Se por um lado a tendência "continuísta" é menos novidadeira, os looks apresentados já saem da passarela direto para o seu armário, sem muitas propostas que precisem ser digeridas para, só daqui a algumas estações pegarem de vez. É olhar no desfile e já se imaginar passeando por aí, tirando os excessos do styling (a produção do look para a passarela).



Alexandre Schneider/UOL

Alexandre Schneider/UOL

Babados foram os campeões de aparição nas passarelas. Estes, são do desfile feminino de Alexandre Herchcovitch

Entre as propostas que mais se repetiram ao longo dos sete dias de desfiles a campeã, sem dúvidas, é a dos babados. Com menos "frufrus" e jeito de boneca, eles continuam românticos mas menos açucarados, criados em várias versões, maiores, em camadas, irregulares, feitas de várias séries de pregas ou plissados e também tradicionalmente, formando tanto vestidos inteiros quanto enfeitando golas, mangas e barras.

Feminino e romântico, o próximo verão é, também inquestionavelmente, dos vestidos. Geralmente curtos, mas não mais curtíssimos e sim levemente acima do joelho, têm modelagem longe do corpo, confortável, mas não tão maximizada como os balonês e bufantes de outras estações. Há ainda, um ou outro balonê, mas no geral os vestidos são mais evasês.

Nas cores, as várias tonalidades de azul dão o tom da estação, junto com os vários tons de marrom, dos clarinhos em bege, pele, areia aos médios caramelo e cáqui, até chegar nos mais fortes, com exceção do marrom bem escuro, que não foi tão visto. O branco, clássico do verão, continua em alta no calor, mas são os amarronzados que substituem o preto quase sempre insuperável.

No quesito "direto para o guarda-roupa", os macacões compridos e soltinhos são a peça mais novidadeira da vez. Quase todas as grifes têm uma versão dele, e pode ser divertido usá-lo com sandálias baixas do verão, ou ainda com um salto para ir ao cinema à noite.

Depois de uma tentativa das calças pantalonas de cintura alta, parece que, pelo menos a moda brasileira, recuou e voltou a fazer, em mais quantidade, calças mais ajustadas e skinny, com uma ou outra opção pantalona. As calças de cavalo baixo, com perna afunilada são a tentativa fashion da vez para concorrer com as skinny, mas não devem ser aceitas tão facilmente pelo público mais conservador.

Na estamparia, o tie-dye supera as tradicionais flores do verão e rivaliza com as peças lisas, que apareceram bastante nesta temporada.