Topo

Fashion Rio: Prepare-se para mostrar pernas, usar cor fluorescente e biquíni sofisticado

A top Michelle Alves desfila biquíni de inspiração indígena na Salinas - Publius Vergilius/UOL
A top Michelle Alves desfila biquíni de inspiração indígena na Salinas
Imagem: Publius Vergilius/UOL

CAROLINA VASONE<br>Enviada especial ao Rio

12/06/2006 13h14

Desfile no Morro da Urca, nos Arcos da Lapa, na Cinelândia e até na Floresta da Tijuca. Biquínis sofisticados, com muita pesquisa de estampa, modelagens mais estruturadas e enfeites. Pernas - e dá-lhe pernas - à mostra. Nada de timidez, um palmo discreto acima do joelho. Estamos falando de comprimentos realmente abusados. E para completar, as estampas - com destaque para as listras e as onças - e as cores, fluorescentes, competindo com o brilho do sol forte dos meses mais quentes cariocas. Pronto. Está feito o pacote básico do verão 2006/2007, proposto pelo Fashion Rio. Vai comprar?



Com a Marina da Glória como endereço - nas outras edições o evento aconteceu no MAM (Museu de Arte Moderna) -, a semana de moda do Rio apresentou 39 desfiles em seis dias, e mostrou coleções de muitas marcas cariocas, mas também de outros Estados, como São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina. Além das belas paisagens da cidade, incorporadas ao Fashion Rio graças às apresentações da Blue Man (Arcos da Lapa), da Sommer (Floresta da Tijuca), de Walter Rodrigues (Praça Monroe, na Cinelândia) e de Nina Becker (Teatro Dulcina, também na Cinelândia), Gisele Bündchen causou o habitual alvoroço ao desfilar pela Colcci e Raica fechou o evento sem empolgar muito, no bom desfile da TNG.



A escolha do novo lugar tirou um pouco do charme que a arquitetura e o jardim de Burle Marx do MAM conferiam ao evento. A bela vista da Marina acabou tampada pelos lounges e a estrutura das tendas fazia com que a principal vista fosse a da parte interna do espaço. Houve também problema com o acesso a uma das quatro tendas: o mar molhava a terra batida do caminho da sala de desfiles e um pequeno lamaçal se formava. Mas algumas das atrações da semana carioca ganharam com a nova estrutura. O Fashion Business, por exemplo, ficou maior, mais organizado, e, este sim, ganhou uma bonita vista do mar. Lá, aliás, os compradores já podiam adquirir peças de verão que ainda serão defiladas no São Paulo Fashion Week, como as da marca Neon.



Voltando às coleções, todo mundo apostou nas roupas usáveis, dessas não só para serem desfiladas, mas vendidas em razoável escala. E já que esta é a vontade deles, vamos aos detalhes das propostas do verão, para saber do que estará, de fato, nas vitrines das lojas quando o calor chegar:



Biquínis sofisticados



Esqueça a tradicional e simples dupla sutiã de cortininha mais biquíni de lacinho. Os biquínis deste verão são ambiciosos, com estampas sofisticadas e modelagens mais estruturadas de sutiã, com enfeites de resina como na Lenny, ou artesanais de inspiração indígena, como na Salinas. As alças formam desenhos no corpo, com frentes únicas diferentes, descem pelo meio das costas. Nos maiôs, curvas sinuosas mostrando metade da barriga, versões diferentes do "engana mamãe". Nas estampas, motivos indígenas, brasileiros e gráficos tanto em cores mais sóbrias (Lenny) como em combinações de tons mais quentes e fortes (Salinas e Blue Man).



Estampas



O verão é dos grafismos, das estampas geométricas, com destaque mais que especial para as listras. Elas aparecem fininhas ou grossas, no preto e branco ou coloridas, misturadas a outras estampas ou sozinhas. Os xadrezes (vindos do verão europeu e, depois, do inverno brasileiro) também aparecem, mas em menos quantidade que os listrados, entre as propostas da semana carioca. Fazendo um contraponto à toda essa geometria, a estampa de onça aparece para explicitar a sensualidade do verão. Há as versões estilizadas, mas os tons originais do bicho estão em alta.



Pernas à mostra



Entre na academia, faça drenagem linfática ou mude de país no verão. Porque os comprimentos das peças não estão curtos. Estão curtíssimos. Para compensar - e não ficar vulgar - os vestidos (que continuam a reinar no verão) são larguinhos, às vezes larguíssimos, em modelagem como o trapézio, o efeito blusê e o evasê. Shorts e os macaquinhos - verdadeiro hit do próximo verão - também deixam generosos pedaços de perna de fora.



Cores



Os tons sóbrios também aparecem no verão, como nas combinações clássicas, de preto e branco (não só nas listras). Mas a estação é das cores vibrantes, dos amarelos, vermelhos e azuis primários e, principalmente, do laranja em várias tonalidades: do tijolo ao cítrico.



As cores fluorescentes pontuam muitas das coleções, tanto em detalhes ou como mais evidentes, em estampas que misturam pink, verde e amarelo. Essas cores estiveram presentes em diferentes marcas e incorporadas em várias propostas: esportiva e fashion na TNG e na Redley, e até mesmo no romantismo da Maria Bonita Extra.