Topo

Espanhois garantem que fizeram maior presépio de chocolate do mundo

Estrutura possui 1,4 tonelada de puro chocolate, negro, ao leite e branco - BBC
Estrutura possui 1,4 tonelada de puro chocolate, negro, ao leite e branco Imagem: BBC

ANELISE INFANTE

21/12/2011 12h01

Uma associação de doceiros da cidade de Córdoba, no sul da Espanha, afirma ter criado o maior presépio de chocolate do mundo.

A estrutura possui 1,4 tonelada de puro chocolate, negro, ao leite e branco, dando forma a uma cidade completa com personagens bíblicos em um espaço de 62 metros quadrados.

  • BBC

    Todas as peças do presépio são comestíveis


Todas as peças são comestíveis. No presépio, há riachos de gelatina, caminhos de pedras de confetes coloridos, piso de lascas de chocolate e muros recheados de pedaços de biscoitos.

Os detalhes mais cuidadosos estão nos 980 personagens (180 de chocolate puro e 800 feitos de misturas), que reproduzem ofícios e hábitos da época do nascimento de Cristo.

As imagens da Sagrada Família em chocolate puro são acompanhadas por miniaturas de objetos ancestrais, como ferramentas e alimentos feitos de frutas cristalizadas e paus de canela.

A associação de doceiros que criou o presépio chama-se Galleros Artesanos, que trabalha com chocolate há mais de 90 anos.

Em 1999, o grupo começou a fabricar figuras de Natal comestíveis. O sucesso de vendas levou à criação de pequenos presépios até chegar ao maior do mundo, segundo suas estimativas.

Foram necessários quatro meses de trabalho e sete doceiros escultores trabalhando em cozinhas climatizadas para manter o chocolate sólido até terminar a cidade completa.

O presépio está exposto gratuitamente ao público até 5 de janeiro. A associação espera receber 25 mil visitantes.

Após o fechamento da mostra, para comemorar o Dia de Reis (6 de janeiro), a escultura será derretida e transformada em chocolate quente para ser oferecido às crianças da cidade.

Além do presépio, a associação expõe figuras de chocolate em tamanho natural do rei Juan Carlos, da rainha Sofia, do príncipe Felipe e de sua mulher, Letizia.

A imagem do rei tem quase 2 metros de altura e 300 quilos de chocolate.