Partido italiano quer proibir modelos com magreza excessiva
O partido antissistema italiano Movimento 5 Estrelas (M5S) apresentou um projeto de lei para proibir que grifes exibam modelos excessivamente magras em desfiles de moda e campanhas publicitárias no país.
O texto, de autoria das deputadas Azzurra Cancelleri e Marialucia Lorefice, foi protocolado na Câmara no fim de julho e prevê um veto a modelos com índice de massa corpórea inferior a 18,5 (IMC) - quando já é posível falar em má nutrição, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Veja também
- Marquezine responde sobre magreza e revela depressão por baixa autoestima
- Brasileira comparada à Penélope Cruz abre jogo sobre "magreza" ao posar nua
- Ireland Baldwin fala de anorexia: "demorei a encontrar amor próprio"
A norma também exige atestado médico e psicológico que comprove a ausência de distúrbios alimentares, bem como a presença de terapeutas durante o horário de trabalho das modelos. Além disso, o projeto proíbe menores de 16 anos em desfiles para adultos e impede que modelos entre 16 e 18 anos trabalhem das 22h às 6h do dia seguinte.
Quem violar as normas estará sujeito a multas de até 75 mil euros e pena de seis meses de prisão. Já os meios de comunicação que utilizarem ou promoverem imagens de magreza excessiva poderão sofrer sanção de 50 mil a 100 mil euros e pegar de seis meses a um ano de cadeia.
O projeto, que ainda será avaliado pelo Parlamento, prevê campanhas do governo para promover a educação alimentar. Uma iniciativa do tipo entrou em vigor na França no início deste ano, também com o objetivo de combater transtornos alimentares, como a anorexia.
Os dois países estão entre os maiores ícones da moda mundial e abrigam algumas das principais grifes do planeta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.