Boutique italiana abre primeira loja em Nova York
O complexo italiano de lojas e restaurantes "10 Corso Como" abriu sua primeira unidade nos Estados Unidos na última quinta-feira (6).
A boutique foi fundada há quase 30 anos por Carla Sozzani e se baseia no conceito de "slow shopping", em oposição à moda rápida, que agride o meio ambiente, produz em excesso e muda constantemente.
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"A loja mais chique de Milão chega em Nova York", escreveu o jornal "The New York Times", revelando que foram necessários cinco anos para convencer Sozzani a abrir um espaço em território norte-americano. "Inicialmente, ela não estava interessada", disse David Weinreb, CEO da Howard Hughes Corporation, empresa que lidera a revitalização da área de South Street, destruída pelo furacão Sandy em 2012.
A noite de inauguração da 10 Corso Como teve as presenças de Sarah Jessica Parker e Roberto Cavalli. "Às vezes, não é você que escolhe os lugares. Os lugares é que te escolhem", explicou Sozzani à ANSA. Segundo ela, ver a locação em Nova York foi exatamente como 28 anos atrás, quando descobriu uma garagem sem janelas em um bairro de Milão, e o resto é uma história que passa hoje por Seul, Xangai e Pequim.
"Ser parte do renascimento de um dos bairros mais antigos, artísticos e comerciais da cidade é um sonho", afirmou a empresária italiana. O artista nova-iorquino Kris Ruhs assinou o design do espaço interno da boutique, que tem 2,8 mil metros quadrados.
O evento de inauguração, aberto ao público, combinou moda, cozinha, arte, fotografia e design, setores que sempre formaram a base da 10 Corso Como. Jornalista e ex-editora da "Elle", além de irmã da histórica diretora da "Vogue Itália" Franca Sozzani, Carla celebra 50 anos no universo da moda em 2018.
A 10 Corso Como se tornou ao longo dos anos a precursora de uma loja-conceito na qual se pode entrar, olhar, ficar e, talvez, comprar, mas sem pressa, em contrapartida ao modelo do "fast fashion" adotado pelas grandes redes europeias H&M e Zara, por exemplo.
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