Universidade de Cambridge admite "problema" de abusos sexuais
A Universidade de Cambridge, no Reino Unido, admitiu ter um "problema significativo" de abusos sexuais, após ter recebido 173 denúncias desde maio de 2017.
As vítimas utilizavam um sistema anônimo para denunciar os assédios pelo campus, que foi implantado pela própria universidade. Até membros do corpo administrativo puderam utilizar a plataforma para denunciar.
Veja também
- Retrospectiva: O ano em que as mulheres denunciaram o assédio
- 12 cuidados que mulheres tomam por medo de estupro, e homens nem imaginam
- Cultura machista faz com que mulheres se sintam culpadas por violência
Dentre os 173 casos relatados, 119 são de alunas que foram abusadas por colegas. Já outras estudantes reportaram violência sexual por parte de funcionários. A instituição criou até uma campanha com o objetivo de "romper o silêncio" (Breaking the Silence), para estimular as vítimas a prestarem queixas.
Os dados apresentados pelo instituto apontam que 52% das pessoas que relataram incidentes acreditavam que nada seria feito após as denúncias. Mas esse número caiu para 30% após a adoção do sistema anônimo.
Após a implantação do projeto, outras universidades também aderiram, como a de Manchester. No entanto, de acordo com nota divulgada pela instituição, o número de abusos denunciados foi "mínimo".
O Centro Nacional de Recursos contra a Violência Sexual do Reino Unido estima que 90% dos casos de assédio que ocorrem em universidades não são denunciados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.