Topo

Escócia será primeiro país a oferecer produtos menstruais gratuitos

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

25/11/2020 11h03

Edimburgo, 24 Nov 2020 (AFP) - A Escócia votou nesta terça-feira (24) para oferecer produtos menstruais gratuitos de forma universal, tornando-se o primeiro país do mundo a tomar esta iniciativa.

O Parlamento escocês votou de forma unânime a favor de um projeto de lei que estabelece o direito de acesso a absorventes internos e externos de graça.

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, comemorou a decisão.

"Tenho orgulho de votar por esta lei inovadora, que torna a Escócia o primeiro país do mundo a fornecer produtos menstruais gratuitos para todas as pessoas necessitadas", disse. "Uma política importante para mulheres e meninas", acrescentou.

"Todos concordamos que ninguém deve se preocupar com seus próximos absorventes ou proteções reutilizáveis", declarou no Parlamento a deputada trabalhista escocesa Monica Lennon, que propôs o texto.

Absorventes internos e externos são gratuitos para alunas do ensino médio e universitárias na Escócia, mas o projeto agora impõe aos ministros a obrigação de estabelecer um plano em nível nacional para garantir o acesso universal.

Escolas, faculdades e universidades também devem disponibilizar uma variedade de produtos para menstruação em seus banheiros. O governo escocês pode obrigar os órgãos públicos a fornecer esses produtos gratuitamente.

Aileen Campbell, secretária para comunidades e governo local, disse que a lei envia uma "mensagem importante sobre o tipo de país que a Escócia quer ser".

"É uma Escócia [...] onde ninguém tem que passar pela indignidade de usar materiais inadequados para esconder o período ou esticar ainda mais o orçamento familiar para comprar produtos para suas filhas [...] uma Escócia onde ninguém tem que esconder um tampão na manga ", declarou.

O custo da medida é estimado em cerca de 11 milhões de euros (13 milhões de dólares) por ano.

srg/jwp/jj/bc/jz/jc/mvv