Topo

Saint Laurent, Gucci e Balenciaga vão fabricar máscaras para ajudar contra pandemia

Gucci é uma das empresas do grupo Kering - STEPHANE DE SAKUTIN / AFP
Gucci é uma das empresas do grupo Kering Imagem: STEPHANE DE SAKUTIN / AFP

De Paris

23/03/2020 15h51

As marcas francesas de luxo Saint Laurent e Balenciaga, além da italiana Gucci, fabricarão máscaras para suprir a escassez na luta contra a propagação da pandemia de coronavírus, anunciou o grupo Kering, ao qual as três pertencem.

"As oficinas francesas das casas Balenciaga e Yves Saint Laurent estão se preparando para a fabricação de máscaras assim que as autoridades competentes aprovarem o procedimento e os materiais", disse o Kering, acrescentando que a produção será realizada "sob o respeito das mais rigorosas medidas de proteção sanitária para seus trabalhadores".

Além disso, o grupo entragará "nos próximos dias", aos serviços de saúde franceses, três milhões de máscaras cirúrgicas que o grupo adquirirá na China e enviará para a França, segundo um comunicado.

A Gucci, por sua vez, prometeu fabricar 1,1 milhão de máscaras cirúrgicas e 55.000 aventais para o pessoal da saúde na Itália, o país mais afetado pela pandemia. O Kering também fez uma doação, cujo montante não especificou, ao Instituto Pasteur, na França, p ara apoiar a pesquisa sobre a covid-19.

Rival do grupo, a gigante de luxo LVMH anunciou há uma semana a fabricação "em grandes quantidades", em três de suas fábricas francesas, de álcool gel para hospitais. Normalmente, os locais são destinadas aos perfumes e cosméticos da Dior, Guerlain e Givenchy.