Topo

Marie Kondo: "Ficar em casa pode ser hora de agradecer por ela e arrumá-la"

A escritora japonesa Marie Kondo fez tanto sucesso nos EUA que ganhou uma série no Netflix - Rich Fury/Getty Images
A escritora japonesa Marie Kondo fez tanto sucesso nos EUA que ganhou uma série no Netflix Imagem: Rich Fury/Getty Images

23/03/2020 14h48

Cumprindo o isolamento em casa devido à pandemia do novo coronavírus, Marie Kondo, escritora e especialista em organização, teve cancelar viagens e a divulgação de seu novo livro, "Joy at Work" ("Alegria no Trabalho", em português). E o que ela está fazendo em casa?

"É um momento desafiador e incerto, mas também pode ser uma oportunidade de expressar gratidão pelo seu espaço e arrumá-lo se você quiser", disse Kondo em entrevista ao The New York Times.

Bem, ela e o marido estão no esquema home office — como boa parte das pessoas em todo o mundo — e cuidando das duas filhas do casal, de 3 e 4 anos, que estão sem aula neste momento.

Ao jornal ela compartilhou um tipo de diário e contou o que fez nos primeiros três dias de isolamento, iniciados na segunda-feira da semana passada.

No dia um, ela conta que a primeira coisa que fez foi acender um incenso para melhorar a energia do ambiente. Ela ainda foi ao dentista e cumpriu algumas tarefas do trabalho. "Queremos ser sensíveis ao que as pessoas estão vivendo em todo o mundo. Gravei alguns vídeos curtos para animar as pessoas que estão em casa e podem querer alguns conselhos ou motivação para fazer uma arrumação".

No diário ela dá algumas dicas do que tem feito para melhorar o ambiente. Um deles foi espalhar vasos pela casa. "Isso gera alegria, especialmente agora que estamos passando mais tempo em casa", disse ela.

Nas entrevistas online que vem dando, ela diz que vários jornalistas pedem dicas de como manter bons espaços de trabalho em casa. "Todos estavam curiosos sobre como era meu espaço de trabalho. Todos gostaram, particularmente, do meu ovo Zen, um totem de madeira que simbolizava equilíbrio e autoconsciência", revelou ela.

Na quarta-feira, terceiro dia em casa, ela e o marido celebraram o aniversário de casamento. "Meu marido e eu fomos passear. Normalmente passamos esse tempo conversando sobre a nossa empresa, mas hoje foi nosso aniversário de casamento. Então, paramos de discutir negócios e refletimos sobre o que amamos um no outro", revelou.

Já no último dia da semana, ela mudou o hábito de caminhadas. "Decidi não fazer uma caminhada hoje, que é minha rotina diária. Não há muitas pessoas no meu caminho usual, mas quero ser cautelosa sobre sair de casa. Malhei dentro de casa, enquanto minhas filhas brincavam ao meu redor".