As lições que Barack Obama deixa e que todo mundo pode usar na vida
Ocupante de um dos cargos mais tensos do mundo, Barack Obama se despediu de oito anos de mandato com um discurso na noite desta terça-feira (10). O agora ex-presidente norte-americano, no entanto, deixou algumas boas inspirações para qualquer pessoa e pode ajudar bastante nas horas em que dá aquela vontade de apertar o botão vermelho.
-
"Yes, we can"
Sabe a história de começar com o pé direito e conquistar a simpatia das pessoas com quem você vai trabalhar? A mensagem que o presidente norte-americano imprimiu no início de seu primeiro mandato mostra que uma postura otimista pode virar uma arma poderosa no marketing pessoal.
-
Humor é fundamental
Não foram poucas as demonstrações de senso de humor do presidente norte-americano ao longo dos dois mandatos. Dancinhas, cantoria e até uma imitação de rapper fizeram parte do repertório do "showman" Obama. Mas nada de exageros: piada tem hora e lugar, não só no mundo corporativo, como em qualquer área da vida.
-
Salve simpatia
Na hora de ganhar uma eleição ou manter a popularidade, vale abraçar criança, idoso e quem mais estiver por perto. Mas Obama mostrou que é no dia a dia que gestos gentis chamam a atenção, como a postura respeitosa diante de oponentes e simpática ao lado de aliados.
-
Líder, mas com sentimento
Demonstrar carinho por amigos e família não faz ninguém ser menos respeitado, muito pelo contrário. Ao mostrar seu zelo pelas filhas Malia e Natasha, além do eterno romance com Michelle, Obama conseguiu ficar ainda mais próximo de seu eleitorado. Ter alguma ideia de como seu chefes e colegas se comportam na vida pessoal? É um passo a mais para criar empatia.
-
Equilíbrio nos momentos difíceis
Muitas vezes, perder as estribeiras ou cair no choro parece inevitável, mas demonstrar desequilíbrio pode ser uma verdadeira bomba, seja no mundo do trabalho ou na vida pessoal. Nas horas mais dramáticas, Obama demonstrou que é mais do que humano se emocionar, mas que uma demonstração de empatia vale mais do que mil palavras.
-
Tratar desafetos com respeito
Essa exige um tanto de sangue frio, mas o resultado é ótimo: paz de espírito. Está sofrendo alguma situação difícil --como Obama, ao passar o bastão da presidência dos Estados Unidos para um inimigo político? Respire fundo, ensaie sua melhor cara de serenidade e vá fundo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.