Topo

Cristais podem ser usados em pets, mas é preciso cuidado; veja quais usar

iStock
Imagem: iStock

Claudia Dias e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Universa

21/10/2022 04h00

Amplamente usados para atrair determinadas energias em diversas áreas da vida humana, os cristais também beneficiam os pets. Eles podem usufruir da força energética das gemas, desde que respeitados alguns cuidados.

"O mais importante é lembrar que o animal de estimação, com seu instinto básico, pode ingerir o cristal acidentalmente", adverte o terapeuta holístico Thiago Anselmo, que dá aulas sobre cristais e pedras.

Ou seja, caso o tutor adote o uso das pedras para o bem-estar do pet, é primordial cuidar para que acidentes não ocorram.

Nesse sentido, Thiago aconselha manusear os cristais de forma que os bichinhos não possam pegá-los nem comê-los, por exemplo.

Mantê-los nas mãos, durante o contato com o animal, embrulhá-lo ou escondê-lo são algumas estratégias recomendadas para evitar que a prática cause problemas em vez de trazer os efeitos desejados.

Assim como ocorre com os humanos, é essencial escolher cristais com energias alinhadas ao que se está buscando para o companheirinho animal.

"Para os pets, é comum que cristais verdes e multicoloridos sejam mais adequados", adianta o terapeuta holístico, que lista as melhores opções:

Concha de abalone

É uma boa pedida para proporcionar cura, serenidade e calma para o emocional do animal - e também o do seu "dono". Com o poder de apaziguar a mente, a concha de abalone ajuda a limpar e a lidar com o medo, a tristeza e outras emoções negativas. Além disso, faz com que conexão entre o tutor e o bichinho seja fortalecida.

Ágata verde

É uma pedra que protege e atrai boas energias, além de proporcionar benefícios para o sistema imunológico do animal e a saúde em geral, com curas. Também age gerando o bem-estar.

Amazonita

É ótima para os pets mais tímidos, pois, além de ajudar na cura da timidez, auxilia na expressão criativa. De quebra, a amazonita revigora as energias vitais do bichinho e até em casos especiais, como a prenhez. Assim como outros cristais, fortalece a conexão com o tutor.

Cianita verde

Além de facilitar a união entre dono e pet, dá uma turbinada na comunicação. E não é só isso: a cianita verde alivia estados depressivos do animal, estimulando transformações positivas e caminhadas, além de tranquilizá-lo para viagens.

Cianita preta (vassoura-de-bruxa)

A variação da cianita, que ganha outra denominação devido à sua aparência de espanador preto, é bem-vinda para ajudar na proteção do animal.

Fluorita

Multicolorida, sua vibração ajuda na harmonização emocional do pet. Para isso, a fluorita traz tranquilidade e ajuda na ansiedade.

Opala

A pedra é versátil e muito eficaz, inclusive para o tutor do bichinho. Paciência, compreensão, amor, equilíbrio emocional, tolerância e sensitividade são alguns dos principais benefícios desse cristal.